China lançará sua própria especificação para óleo de motor para serviços pesados

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China lançará especificação para óleo de motor

China lançará especificação para óleo de motor

China lançará especificação para óleo de motor – Nova especificação para óleo de motor para serviços pesados ​​na China garante que seu desempenho atenda às necessidades dos motores locais A China é o maior mercado de veículos pesados ​​do mundo. Acredita-se que mais de 40 milhões de caminhões estejam em suas estradas no final de 2022, mais de 11 milhões dos quais são a diesel para serviços médios ou pesados.

Em 2023, as vendas de caminhões novos atingiram mais de 4 milhões. Na opinião de especialistas da Infineum, cerca de 95% dessas vendas podem ser de marcas nacionais, o que torna surpreendente que o mercado de lubrificantes para serviços pesados ​​da China use atualmente as especificações API.

Como esses veículos produzidos localmente são um pouco diferentes dos caminhões norte-americanos, seus requisitos de lubrificantes não são totalmente suportados por essas especificações existentes. Com isso em mente, iniciado por alguns dos grandes OEMs, empresas petrolíferas e associações relacionadas, a Indústria se propôs a desenvolver uma especificação de óleo de motor para serviços pesados ​​específica para a China. Levou uma quantidade considerável de tempo e esforço, além de dedicação e cooperação, mas finalmente a especificação D1 para óleos de motor para serviços pesados ​​está pronta para ser lançada.

A especificação nacional atual de óleo de motor diesel da China, GB11122- 2006, é baseada nas especificações de óleo de motor API das categorias API CD a CI-4. O verdadeiro motivador para o desenvolvimento da especificação D1 é que a especificação atual não corresponde às configurações de hardware que foram adotadas pelos OEMs chineses para atender aos rigorosos requisitos de emissões da legislação China VI.

Motivação para o desenvolvimento

Houve três motivadores principais para a nova especificação:

  • O padrão de emissões e consumo de combustível China VI é exclusivo da China (ciclo de direção/limitações etc.);
  • Mudanças operacionais e de pós-tratamento são necessárias para atender aos rigorosos limites de emissões China VI – especialmente material particulado e Nox;
  • A estratégia Made in China incentiva o desenvolvimento de especificações independentes.

O Comitê da Aliança de Padrões de Lubrificantes Chineses foi encarregado de desenvolver o padrão. Formado em 2016 e agora composto por 31 membros de OEMs, empresas de óleo e aditivos e órgãos da indústria, os grupos de trabalho se concentraram em procedimentos de teste e no desenvolvimento da especificação do óleo. Seus resultados foram aprovados pela revisão do grupo de especialistas do Comitê Nacional de Padrões da China (GB) para que o padrão final possa ser adotado no GB11122, onde ficará acima do API CI-4.

As principais diferenças

Embora o desempenho do D1 seja baseado no API CK-4, ele diferirá desse nível de qualidade em muitos detalhes. Uma das principais diferenças é que todos os motores usados ​​para os testes D1 são de OEMs chineses. Como todos os testes de motor para a especificação foram desenvolvidos usando motores locais, você pode dizer que todos eles são testes de motor totalmente novos.

Desafios do desenvolvimento de lubrificantes

Uma das principais questões para as empresas petrolíferas é como a especificação D1 se compara à API CK-4? Os requisitos de desempenho antidesgaste, antioxidante, dispersão de fuligem e limpeza do pistão para D1 são todos bastante semelhantes aos da API CK-4. No entanto, solicitações locais, como prevenção de depósitos no turbo e diluição de combustível, foram incorporadas.

Outra questão que podemos antecipar é se D1 tem regras de intercâmbio de óleo básico (BOI) e leitura de grau de viscosidade (VGRA). Atualmente, as regras BOI e VGRA não são permitidas em D1. No entanto, o comitê D1 elaborou um plano de teste para definir as regras BOI/VGRA, embora esse trabalho ainda esteja em andamento. Quando publicada, esta nova especificação obrigatória será essencial para todos os fornecedores de óleo de motor para serviços pesados ​​que desejam fornecer veículos com capacidade VI para a China. Sem esse selo de aprovação, produtos de serviço pesado precisarão ser
comercializados em um nível de desempenho mais baixo.

Matéria retirada da Infineum Insight. Veja matéria completa em
https://www.infineuminsight.com/en-gb/articles/new-china-d1-specification/?utm_campaign=Infineum+Insight+Jul24+email&utm_medium=email&utm_source=Infineum+Insight