BMW CE 02
BMW CE 02 – A BMW Motorrad acaba de aumentar seu line-up elétrico no exterior com a CE 02, moto que junta-se ao scooter CE 04 na estratégia de eletrificação da fabricante bávara. A pequenina havia feito sua primeira aparição em forma de conceito em 2021, e segundo a marca, tem como alvo o público jovem que busca um veículo dinâmico para uso urbano.
O porte da BMW CE 02 remete ao de um scooter de 125 cm³, porém com rodas maiores que lhe conferem mais robustez e estabilidade na pilotagem em diversos tipos de terreno. Inclusive essa característica faz com que a marca a defina como uma “
Ela está disponível com duas opções de motor: um “mais manso”, de 3,2 kW e que alcança os 45 km/h de velocidade máxima. Já a segunda variante conta com propulsor de 11kW que entrega 95 km/h, permitindo deslocamentos maiores.
A nova BMW CE 02 traz de série um carregador externo com potência de até 0,9 kW, permitindo recargas em tomadas convencionais. A moto na versão de 11 kW recebe carga completa em cerca de 5 horas, enquanto a de 4 kW leva pouco mais de 3 horas. Como acessório para o pacote Highline a marca oferece um carregador mais potente, de 1,5 kW.
A BMW destaca que a CE 02 é capaz de oferecer muita agilidade na condução graças ao seu baixo peso (apenas 132kg para a versão de 11kW e 119 kg da versão de 4kW), e à baixa altura do assento, de apenas 750mm.
O chassi da CE 02 utiliza estrutura de circuito duplo feita em aço tubular resistente à torção, com garfo telescópico com acionamento hidráulico na dianteira e amortecedor de articulação direta na traseira. Suas rodas são em liga leve com design de disco e estão equipadas com pneus de perfil largo, enquanto os freios são à disco, porém com ABS apenas na dianteira.
A moto elétrica tem dois modos de pilotagem padrão: Flow e Surf. O primeiro oferece uma configuração mais adequada para o tráfego urbano, enquanto o segundo a deixa mais dinâmica. Ainda há o modo de direção Flash, que lhe confere uma tocada mais dinâmica e esportiva, este oferecido como opcional pela BMW Motorrad no pacote Highline.
Por fim, para fechar o quesito eletrônica, a CE 02 dispõe de controles de estabilidade e assistência à ré. Completam o pacote da nova moto elétrica da BMW itens como painel com tela em TFT de 3,5 polegadas com conectividade Bluetooth, chave presencial, iluminação toda em LED e carregador USB-C para dispositivos móveis.
Na Itália os seus preços partem de 7.750 euros, cerca de R$ 41 mil em conversão direta. O modelo desembarca no Velho Continente nas próximas semanas, e a BMW ainda avalia se o mesmo será ou não disponibilizado no mercado brasileiro. Para o nosso país, a mais recente aposta da fabricante alemã é o C 400 X, scooter que chega aos concessionários no segundo semestre.