EUA investe US$ 1,7 bilhão em frota de ônibus elétricos

Aporte contempla aquisição de veículos para 46 estados do país

51

frota de ônibus elétricos

Frota de ônibus elétricos

Frota de ônibus elétricos – A chamada Lei de Infraestrutura Bipartidária (em tradução livre) do governo dos Estados Unidos prevê investimento bilionário em ônibus elétricos. A previsão é de US$ 1,7 bilhão de aportes para 46 estados norte-americanos para compra de veículos de transporte coletivo com baixas emissões.

Os recursos serão distribuídos pelo Departamento de Transportes e pela Administração Federal de Trânsito dos EUA. O investimento do governo Joe Biden servirá para financiar a compra de 1.800 ônibus elétricos, com mais da metade desta frota composta por veículos 100% elétricos.

Segundo as autoridades norte-americanas, esse número representa o dobro de coletivos elétricos em circulação no país atualmente. Mesmo assim, a participação de EVs no transporte de passageiros nos EUA ainda será pequena, já que as agências estimam em 60 mil a frota circulante, hoje.

Além da compra de EVs, o dinheiro estatal servirá para modernizar as garagens das empresas de ônibus, com a instalação de pontos de recarga. O investimento também deverá ser usado para treinamento de motoristas e mecânicos.

O aporte na eletrificação da frota ainda tem seu viés econômico. Pelas regras, todos os ônibus elétricos adquiridos precisam ter produção nos EUA.