Baterias de veículos elétricos
Baterias de veículos elétricos – Países da Europa têm atraído fabricantes de baterias de veículos elétricos para investir em produção local no continente, ao passo que montadoras como Volkswagen e Stellantis buscam reduzir a dependência da Ásia e vencer a corrida por subsídios verdes com os EUA.
Países asiáticos se destacam na produção de baterias. O Japão, por exemplo, revelou recentemente que vai conceder benefícios para a produção e também para novas fábricas de semicondutores. Enquanto a Coreia do Sul planeja investir US$ 15,1 bilhões no desenvolvimento de tecnologias avançadas de baterias até 2030.
Produção de baterias na Alemanha
Grande parte dos investimentos das empresas em baterias para elétricos na Europa se concentram na Alemanha. A sueca Northvolt disse que irá investir de € 3 bilhões a € 5 bilhões na construção de uma fábrica de baterias para elétricos no estado de Schleswig-Holstein.
A fabricante impôs como condição a aprovação de subsídios, estimados pela agência de notícias Reuters em mais de € 600 milhões.
Já a Volkswagen pretende construir seis fábricas de baterias na Europa, com 240 gigawatts de capacidade, até 2030. A produção em sua primeira unidade de baterias em Salzgitter começará em 2025.
A Basf tem em andamento a construção de uma fábrica de materiais para baterias na cidade oriental de Schwarzheide, em Brandemburgo. Enquanto a US Microvast desenvolve sua linha de produção em Ludwigsfelde, ao sul de Berlim.
A Automotive Cells Company (ACC), joint venture da Stellantis, Mercedes-Benz e TotalEnergies, planeja gastar mais de € 7 bilhões em três mega fábricas na Europa, com capacidade de 40 gigawatts cada, até o fim da década. Uma delas ficará em Kaiserslautern, no estado ocidental da Renânia-Palatinado.
Espanha
Logo atrás da Alemanha está a Espanha, que assinou em julho do ano passado um acordo de € 2,5 bilhões com a chinesa Envision para a construção de uma fábrica de baterias em Navalmoral de la Mata, região centro-oeste da Extremadura.
A VW e seus parceiros também prometeram investir € 10 bilhões para construir uma fábrica de baterias em Sagunto, perto de Valência. A produção está prevista para 2026.
A fabricante eslovaca de baterias InoBat assinou uma declaração de intenções com o governo espanhol para construir uma fábrica na cidade de Valladolid. O investimento estimado é de € 3 bilhões.
O Tata Group da Índia, dono da Jaguar e Land Rover, disse em fevereiro ver a Espanha e a Grã-Bretanha como países com grande potencial para a fabricação de baterias para elétricos.
Itália e França
A ACC também tem planos ambiciosos para a produção de baterias na Itália e na França. No primeiro país, a joint venture planeja gastar mais de € 2 bilhões na criação de uma fábrica em Termoli a partir de 2026. Para a França, já está em construção uma mega fábrica em Billy Billy-Berclau Douvrin.
A taiwanesa ProLogium terá a França como foco de seu primeiro investimento no exterior, com o destino de € 5,2 bilhões para uma usina em Dunquerque. Segundo os executivos da empresa, os preços competitivos de energia no país europeu atraíram sua atenção.
A startup francesa Verkor planeja construir uma fábrica também em Dunquerque, com capacidade para abastecer mais de 100 mil veículos elétricos.