Novo Renault 5 deve estrear inédita plataforma elétrica da marca

Hatch inspirado em clássico da empresa deve ter mesmo visual do conceito exibido em 2021

360

Inédita plataforma elétrica da Renault
Inédita plataforma elétrica da Renault

Inédita plataforma elétrica da Renault – O novo Renault 5 será o primeiro modelo da marca francesa projetado sobre a inédita plataforma destinada a carros elétricos, que foi desenvolvida em parceria com a Nissan.

A base CMF-B EV é uma evolução da atual CMF-B. No Brasil, essa arquitetura será empregada no futuro SUV compacto da Renault.

Redução de custos com plataforma elétrica

Apesar de moderna, a nova plataforma elétrica traz 70% dos componentes compartilhados com a base CMF-B. Isso deve fazer com que a arquitetura seja até 30% mais barata para ser construída do que a atual base empregada em modelos como o Zoe.

A Renault gosta de destacar a modularidade da nova base. A distância entre eixos é um dos parâmetros que podem ser modificados de acordo com a necessidade, e isso permitirá que Renault, Nissan e Mitsubishi construam diversas carrocerias sobre a base.

Renault 5 tem inspiração no passado

Enquanto isso, a marca trabalha em um motor elétrico de dimensões compactas, o que pode reduzir custos e ajudar a aliviar o peso dos futuros veículos.

Não há mistério, porém, sobre o design. As linhas devem ser bem parecidas com as do conceito inspirado no clássico Renault 5. Salvo por alguns detalhes menos convencionais, como o desenho dos faróis e lanternas.

Até agora, a fabricante montou nove protótipos, que já estão sendo testados pelos engenheiros da marca ao redor do mundo.