FPT inaugura fábrica de trem de força elétrico na Itália

Unidade nasce como a primeira totalmente neutra em carbono do Grupo Iveco

119

Trem de força elétrico
Trem de força elétrico

Trem de força elétrico – A FPT Industrial, empresa global do Grupo Iveco, inaugurou na terça-feira, 18, em Turim, Itália, fábrica dedicada à produção de trem força elétrico para veículos comerciais da organização. A unidade também é a primeira do grupo totalmente neutra em carbono.

Em área de 15 mil m², a fábrica tem sua própria usina geradora de energia que combina painéis solares e energia eólica. Em caso de necessidade adicional, a energia será comprada de fontes renováveis, como também a empresa compensará a emissão de CO2 com a aquisição de créditos de carbono. No espaço coberto de 6 mil m², a unidade incorpora plantas para absorção adicional de 7 toneladas de CO2 por ano.

A FPT adianta que quando em plena capacidade, a unidade empregará em torno de 200 pessoas para produzir 20 mil eixos elétricos e outras 20 mil baterias por ano. De acordo com a fabricante, os eixos serão destinados aos veículos pesados elétricos, como o caminhão Nikola Ter, e as baterias equiparão comerciais leve e microônibus, como os novos Iveco eDaily.

“A partir desta planta, forneceremos aplicações de e-powertrain que complementarão uma linha de motores já extensa, confirmando nossa vontade de oferecer aos clientes produtos e serviços certos para atender às suas necessidades em rápida mudança e nossa ambição de liderar a corrida da eletromobilidade”, resumiu em nota Gerrit Marx, CEO, Grupo Iveco.

A nova unidade adota ainda armazéns automatizados, tecnologias de realidade aumentada e virtual, sensores inteligentes, scanners 3D para medições de nível metrológico, simuladores de realidade 3D, robôs cooperativos e câmeras termográficas.


Foto: FPT Industrial/Divulgação