Honda atualiza sistema de direção autônoma com novos semicondutores

Sensing 360, aplicado em modelo que será lançado na China este ano, levará chips da Renesas em sua construção

537


Honda Sensing 360

Honda Sensing 360

A Honda anunciou que está desenvolvendo novas tecnologias para serem incorporadas ao seu Sensing 360, sistema de segurança e assistência para aplicação em veículos com direção autônoma. O atual projeto envolve um conjunto de análise de imagens mais preciso e que será item de série em um modelo que será lançado pela montadora ainda este ano, na China.

Para esta aplicação a fabricante adotou semicondutores da Renesas Electronics, que já havia fornecido chips para a versão atual do sistema Sensing, chamada de Elite. “A Honda é uma inovadora global no trabalho de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias de segurança”, enalteceu Yutaka Tamagawa, executivo da área de desenvolvimento de controle eletrônico da empresa.

Sistema tem cinco funcionalidades

O sistema desenvolvido pela Honda engloba cinco funcionalidades. A primeira, o Avanço do Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão (CMBS), envolve a detecção lateral de outros veículos nas ruas e estradas. Uma vez percebida a presença do carro, avisos sonoros são disparados dentro da cabine para alertar o condutor.

Outra função é o Aviso de Tráfego Cruzado Frontal. Quando o veículo está em baixa velocidade ou partindo de uma parada em um cruzamento em uma rua plana, o dispositivo notifica o motorista sobre os veículos que se aproximam para atravessar o cruzamento pelas laterais e pela frente. Ao reconhecer o risco de colisão com um automóvel em travessia, o sistema também emite avisos sonoros e visuais.

Há também a Mitigação de Colisão de Mudança de Faixa. Ao fazer uma mudança de pista, o equipamento ajuda a evitar uma colisão com um veículo na faixa ao lado. Quando o sistema reconhece o risco de batida com um veículo se aproximando por trás, são feitos avisos sonoros e visuais no painel para alertar ao motorista e correções automáticas na direção para evitar colisões.

A quarta função é o Assistente Ativo de Mudança de Faixa. Durante direção com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) ativo, e com as funções de Acompanhamento em Baixa Velocidade e o Sistema de Assistência para Manutenção de Faixa (LKAS) também ativadas, o sistema auxilia na direção para a mudança de faixa durante o acionamento das setas.

Por fim, o Assistente de Velocidade em Curvas. Ao fazer uma curva em uma via expressa com o ACC ativado, o sistema ajusta a velocidade do veículo. Por meio de uma câmera frontal, o dispositivo detecta a curvatura da pista previamente e auxilia o motorista a fazê-la de maneira suave.