Cummins investe R$ 170 milhões na produção de motores Euro 6

Recursos foram aplicados na construção de uma nova linha na fábrica de Guarulhos (SP)

9

CumminsA Cummins anunciou na quinta-feira (18) mais detalhes a respeito de sua estratégia para o segmento de pesados com novos motores Euro 6, os propulsores que atenderão às demandas da nova fase do programa Proconve para veículos pesados, a P8, que entrará em vigor a partir de 2022. A nova plataforma de motores demandou investimento de R$ 170 milhões .

Por meio de comunicado, a empresa informou que os recursos foram aplicados principalmente na instalação de uma linha dedicada à produção do sistema pós-tratamento Euro 6 na fábrica de Guarulhos (SP), em uma área de cerca de 2 mil metros quadrados. Ali serão fabricadas as plataformas U Module e Single Module, de baixo volume, em ritmo de produção de 9 mil peças por ano.

De acordo com André Garcia, gerente executivo de projetos, a estratégia contempla, ainda, o lançamento da segunda linha de produção em outubro de 2022, com capacidade para 22 mil unidades/ano em dois turnos.

A nova plataforma de motores eletrônicos Euro 6 é composta pelas versões de 2.8, 3.8, 4.5, 6.7, 9, 12 e 15 litros para motores diesel, além das opções a gás, com motores de 9, 12 e 15 litros. Os motores serão equipados com o turbocompressor da Holset, informou a fabricante.

Os recursos investidos também foram utilizados para financiar melhorias na fábrica de Guarulhos dentro do contexto da indústria 4.0. Também foram aplicados no aumento da nacionalização de componentes para os motores Euro 6, processo que demandou desenvolvimento de novos fornecedores locais.

“Certamente é um dos marcos mais importantes na história da Cummins no País em ano que celebramos cinco décadas de operação. Estamos preparados, temos expertise e, mesmo nos beneficiando dos desenvolvimentos lá fora, mantivemos os engenheiros trabalhando no Euro 6 em nossa região durante a crise e de forma dedicada”, disse Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.