BMW investe R$ 500 milhões no País para produzir novos X3 e X4

Um terceiro modelo, ainda em sigilo, está programado para ser produzido na fábrica de Araquari (SC)

17

BMWA BMW anunciou na quinta-feira (18) que produzirá novos modelos na fábrica de Araquari (SC). Sem revelar quando, a montadora fabricará na unidade a nova geração dos modelos X3 e X4, além de um terceiro modelo que ainda está mantido em segredo. O desenvolvimento e os ajustes na linha de montagem demandam R$ 500 milhões, que serão aplicados ao longo dos próximos três anos.

Na fábrica, que está em operação desde 2014, são produzidos hoje os modelos atuais do X3 e do X4 e, também, o X1 e o Série 3. A montadora não afirmou, no entanto, quando será iniciada a produção em série da nova geração. Por outro lado, confirmou que em Araquari já estão sendo montadas as unidades pré-série, aquelas que são utilizadas para testar a linha já com as alterações feitas.

Novas versões já lançadas na Europa

As novas versões são X3 M40i, X4 xDrive 30i M Sport e o X4 M40i, já lançados na Europa há seis meses. Segundo o Alexander Wehr, presidente e CEO para a América Latina, o novo investimento não envolve aumento do quadro de funcionários e nem o ritmo de produção, mas “tudo dependerá das demandas do mercado nos próximos anos”. Hoje a fábrica conta com um quadro formado por 700 funcionários.

O mercado premium, no qual os veículos BMW estão inseridos, tem registrado alta nas vendas nos últimos anos. A demanda cresceu a ponto de a própria fabricante aumentar em 10% o volume de produção em Araquari este ano, chegando a 10 mil veículos/ano, o que significa pouco menos de um terço da capacidade produtiva total da fábrica, que é de cerca de 32 mil veículos/ano.

A produção dos novos modelos virá acompanhada de outras melhorias em outras áreas, como a de engenharia. A equipe local, segundo a montadora, será ainda mais ativa no desenvolvimento dos softwares de digitalização.