SUV elétrico chinês carrega de 0 a 80% em 8 minutos

Com 1.000 km de autonomia, GAC Aion V tem bateria de grafeno, será o primeiro do mundo com 5G e chega ao mercado em setembro.

25

SUV elétricoO que se pode fazer em apenas 8 minutos? Agora é possível carregar um SUV elétrico. Essa é a promessa do GAC Aion V, que chega ao mercado chinês em setembro, com recarga ultrarrápida: sua bateria vai de 0 a 80% em 8 minutos.

Segundo o site chinês Cnevpost, que acompanhou o evento teste, o veículo conectado ao carregador atingiu os 80% da carga consumindo quase 500 kW do carregador e adicionando 35 kWh à bateria em apenas 4 minutos. Além disso, a fabricante garante que o Aion V tem autonomia de 1.000 km NEDC.

O carro também estará disponível na versão 3C, com 500 km de autonomia. Como este modelo não tem a mesma tecnologia de carregamento da configuração topo de linha, são necessários 16 minutos para uma carga de 0 a 80% e 10 minutos para abastecer de 30% a 80%.

Segundo a fabricante GAC Group, a bateria do modelo é produzida com grafeno, um novo material com excelente condutividade elétrica, produzido pela marca em grande escala e com baixo custo.

Resultados do teste com o SUV elétrico

Os resultados apresentados no evento teste são equivalentes aos números obtidos em testes internos da empresa. Em nota à imprensa, em janeiro, o GAC Group adiantou que “a bateria à base de grafeno tem uma capacidade de carga rápida de 6C, combinada com um carregador de alta potência de 600 A.

A bateria também passou no mais rigoroso teste de segurança (Battery Shooting Test), possuindo qualidade e confiabilidade do mais alto padrão.”

Para garantir a carga em tão pouco tempo, porém, serão necessários carregadores de última geração. O GAC Group afirma que serão instalados 100 carregadores ultrarrápidos até o final do ano, o que ainda pode ser pouco para um país populoso como a China.

O Aion V promete ser um carro disruptivo. Além do carregamento ultrarrápido, em julho, a fabricante anunciou também que o modelo será o primeiro do mundo equipado com tecnologia 5G, com preço inicial de cerca de € 20.100 (cerca de R$ 126.500, na cotação atual).