Nova York proibirá venda de carros com motor a gasolina até 2035

Legislação se enquadra na política de incentivos a carros elétricos do presidente dos EUA, Joe Biden

463

Veículos zero emissão

Veículos zero emissão

Veículos zero emissão – O estado de Nova York aprovou uma nova lei que estabelece meta para banir carros com motor a gasolina até 2035. A legislação vale para veículos vendidos ou alugados no território, que deverão ser zero emissão. Para caminhões médios e pesados, a data limite é 2045.

“Nova York está implementando o plano mais agressivo do país para reduzir as emissões de gases de efeito estufa que afetam nosso clima e, para alcançar nossas metas ambiciosas, devemos reduzir as emissões do setor de transporte, atualmente a maior fonte de poluição climática do estado”, disse o governador de Nova York, Kathy Hochul

A legislação estabelece ainda que seja definida até 2023 uma estratégia para popularizar os veículos zero emissão que sirva de base para a criação de programas e políticas de incentivo à venda de veículos elétricos no estado. No entanto, ainda não foram definidos planos para a interrupção da fabricação dos veículos a combustão e nem como será feita essa fiscalização.

Segundo levantamento da Experian, no primeiro semestre de 2021 foram vendidos 214.111 carros elétricos nos EUA, 117% a mais que o mesmo período do ano anterior. Os esforços do estado acompanham outros locais dos país, como a Califórnia, e segue a política nacional do presidente dos EUA, Joe Biden, que lançou pacote bilionário de incentivo aos veículos elétricos e às montadoras americanas.

O plano de Biden estabelece metas duras de cortes de emissões, com meta de que os veículos elétricos representem 50% das vendas no país até 2030, incluindo elétricos puros, híbrido plug-in e movidos à célula de hidrogênio. Para isso, o plano bilionário de investimentos em transportes prevê US$ 100 bilhões em novos descontos ao consumidor e US$ 15 bilhões para a construção de eletropostos de recarga.