Tesla entra em etapa final de testes de seu novo sistema de direção autônoma

Chamado de Full Self-Driving, software processa informações das câmeras do carro para entender o ambiente e desviar de obstáculos

29

Sistema de direção autônomaSistema de direção autônoma

A Tesla finalmente lançou a atualização de software para seu sistema de computador de bordo, o Full Self-Driving. Trata-se da versão beta 9. O programa ainda é um protótipo para testes, portanto só circula entre funcionários da Tesla que recebem permissão para o acesso, o que totaliza cerca de duas mil pessoas.

O Full Self-Driving é um sistema que tem o objetivo de tornar os Tesla cada vez mais autônomos. Ele processa as informações recebidas pelas câmeras do carro e opera a direção do veículo de acordo, evitando colisões ou manobras erradas. A maior novidade dessa atualização é o “Tesla Vision” (antes chamada de ”mente do carro”), um recurso que centraliza as informações em uma visão 3D no monitor do automóvel.

Funcionários que estão testando o sistema já reportam as mudanças, como a precisão do sistema em detectar luzes traseiras do carro à frente.

No Twitter, Elon Musk, CEO da companhia disse que o sistema em breve poderá detectar luzes de seta, perigos, luzes de sirene e até mesmo gestos manuais de pessoas. Ele ainda afirmou que o sistema também receberá detecção de som como complemento às informações visuais.

Nas notas para os usuários, a Tesla deixou claro que o Full Self-Driving ainda não pode ser usado como um piloto automático e que é preciso ficar alerta:

“O Full Self-Driving está em beta com acesso prévio limitado e deve ser usado com precaução extra. Ele pode fazer a coisa errada na pior hora, então você precisa manter as mãos no volante o todo o tempo e prestar atenção redobrada à estrada. Não seja complacente”, reforça o CEO.

 

E prossegue: “Quando o FSD está ativado, seu veículo irá fazer mudanças de pista para fora da estrada, escolher bifurcações para seguir sua rota, navegar perto de outro veículos e objetos e fazer conversões à direita e à esquerda. Use o FSD em beta limitado apenas se você for prestar atenção constante à estrada e estiver preparado para agir imediatamente, especialmente ao virar em pontos cegos, ao atravessar cruzamentos e em pontos de via estreita”.

Veja o vídeo de um usuário do YouTube que já está testando o FSD beta 9:

 

#portallubes #lubrificantes #graxas #carros #automóveis #Motos #motocicletas #caminhões