Micro-ônibus autônomo e elétrico começa a operar em Paris

34

Micro-ônibus autônomoMicro-ônibus autônomo

A região de Île-de-France, que inclui Paris e diversas cidades vizinhas, ganhou uma nova opção de transporte. Trata-se de um micro-ônibus totalmente autônomo e 100% movido por energia elétrica, já disponível desde a última quinta-feira (31) para moradores e turistas.

O modelo é um shuttle da empresa de transportes Keolis com capacidade para 11 passageiros — sendo um deles o funcionário do departamento de transportes, respeitando a legislação local de que é preciso ter um condutor humano pronto para assumir o volante em situações de emergência.

O meio de transporte é uma forma de integração com as linhas de trem da região. Ele sai da estação de Saint-Quentin en Yvelines e realiza uma rota de 1,6 km com três paradas, deixando os passageiros no centro comercial de Pas-du-Lac.

Os veículos foram colocados nas ruas a partir do fim de março.Os veículos foram colocados nas ruas a partir do fim de março.Fonte:  Île-de-France Mobilités 

A passagem é gratuita e um veículo passa a cada 8 minutos (em horário comercial) ou 17 minutos (nos momentos de menos tráfego), sendo que o veículo é capaz de se comunicar com semáforos para ajustar a própria velocidade.

A utilização dos veículos autônomos é um teste para a região, com o atual contrato valendo até junho de 2022 com uma possível expansão.