Consórcio Internacional de Fluidos – IFC
Representantes de alguns dos principais fabricantes de equipamentos originais (OEMs) do mundo anunciaram a formação do Consórcio Internacional de Fluidos, ou em inglês, International Fluids Consortium (IFC), no WCX World Congress Experience Digital Summit da SAE International.
Teri Kowalski, engenheiro principal da Toyota Motor North America, mostrou como o International Fluids Consortium desenvolverá especificações de fluidos, com base em desempenho, que garantirão o suporte das tecnologias de veículos atuais e futuras.
Este consórcio poderia potencialmente substituir o atual ILSAC em vigor. O ILSAC, fundado em 1992, significa International Lubricant Standardization and Approval Committee.
As especificações do ILSAC começaram com o GF-1 e somente no ano passado, a especificação mais recente, que é o ILSAC GF-6, foi oficialmente licenciada pelo American Petroleum Institute (API).
Consórcio Internacional de Fluidos prevê tecnologias inovadoras
De acordo com um comunicado à imprensa, os fabricantes de veículos criaram o Consórcio Internacional de Fluidos (International Fluids Consortium – IFC) para alinhar melhor a confiança no desempenho dos fluidos em aplicações veiculares. Os OEMs estão projetando novas e inovadoras tecnologias de veículos mais rápido do que nunca, disse o comunicado.
Essa evolução é impulsionada pelas expectativas do consumidor, regulamentações governamentais e avanços em tecnologia. Os fluidos são um componente crítico no suporte ao desempenho e evolução do veículo, beneficiando os proprietários de veículos em todo o mundo.
“O IFC reúne globalmente fabricantes de equipamentos originais (OEMs), fabricantes de fluidos, comerciantes e fornecedores de aditivos de fluidos, para criar um sistema aprimorado visando desenvolver especificações críticas de fluidos e atender aos requisitos do veículo”, disse Kowalski.
“O trabalho do IFC harmonizará as especificações globalmente, melhorando a produtividade e o desempenho e, ao mesmo tempo, simplificando o desenvolvimento e a validação das especificações.” O objetivo do International Fluids Consortium é acelerar a adoção de novas especificações globais conectando e envolvendo especialistas da indústria para melhorar o desempenho dos fluidos por meio da colaboração, disse o comunicado.
Insatisfação com o custo do sistema atual
As partes interessadas da indústria já expressaram insatisfação com o sistema atual, por ser muito demorado e caro. Os testes de motor podem custar centenas de milhares de dólares e, com vários testes de motor exigidos para qualificar uma formulação de óleo de motor, o custo pode chegar a mais de 1 milhão de dólares.
Além disso, os membros do consórcio global de fluidos disseram que “compartilham um compromisso com o avanço da tecnologia de fluidos para todos os sistemas de transmissão e auxiliares de veículos encontrados em aplicações tradicionais movidas a motores de combustão interna, bem como veículos elétricos.
” De acordo com um porta-voz do IFC, a organização terá membros OEM “estratégico” e “standard”. Os comerciantes de petróleo, empresas de tecnologia de aditivos, instalações de teste, fornecedores de óleos básicos, etc., serão classificados como “membros afiliados da indústria”.
Além da Toyota, outros membros OEM não estão sendo divulgados neste momento “para dar a eles mais tempo para desenvolver consenso sobre quais especificações focar.”
Em termos de cronograma para o primeiro licenciamento e/ou certificação, o porta-voz da IFC disse que isso ainda está “para ser determinado”. Ele acrescentou: “Os OEMs decidirão a prioridade e o cronograma com base na necessidade da indústria”.
Missão do Consórcio Internacional de Fluidos (IFC)
O International Fluids Consortium – IFC, formado em 2020, é uma organização sem fins lucrativos criada por fabricantes de veículos para incentivar a inovação e melhorar o desempenho dos fluidos para atender às necessidades dos proprietários de veículos.
A missão do IFC é desenvolver e manter especificações de fluidos para otimizar o desempenho do veículo e, ao mesmo tempo, promover a conscientização global, a disponibilidade e o uso de fluidos aprovados.
O consórcio gerenciará um programa de certificação, auditoria e identificação fácil de fluidos aprovados para proprietários de veículos, supostamente fora do atual Sistema de Licenciamento e Certificação de Óleo de Motor (EOLCS) da API.
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