Toyota GR Yaris impressiona com bom desempenho no teste do alce

Foi mais estável e rápido do que até mesmo o Porsche Taycan Turbo S ou Mercedes-AMG A45

80

Toyota GR YarisToyota GR Yaris

Chegamos à conclusão de que é seguro chamar o Toyota GR Yaris de um ótimo carro. Por um preço relativamente acessível, o Toyota criado para rally venceu o Honda Civic Type R em duas corridas de arrancada (uma molhada e outra seca), além de ter ganho o respeito de jornalistas reverenciados como Chris Harris, do Top Gear, o qual chegou a criticar o Supra por constatar que o GR Yaris é muito melhor.

No canal km77.com do YouTube, há outro motivo para apreciar o veloz Toyota Yaris. Em sua recente publicação, o GR Yaris é mostrado passando pelo teste do alce, e se supera com um resultado impressionante.

O teste do alce se inicia a 77 km/h no vídeo, e o GR Yaris falha ao encostar em alguns cones. Entretanto, sua melhor performance acontece nos 80 km/h, passando pelos cones sem tocá-los com maestria. Quase que passa novamente intocado aos 81 km/h, se não fosse por um único cone que bate no carro enquanto ele tenta entrar novamente na manobra.

Resumidamente, o GR Yaris foi melhor no teste do que muitos carros de categorias acima que também passaram pelo procedimento. Isso inclui o VW Golf 8 (foi melhor a 69 km/h), o Mercedes-AMG A45 S (melhor a 75 km/h) e o BMW Série 1 (melhor a 73 km/h). Superou até mesmo o Porsche Taycan Turbo S, que também passou no teste a 78 km/h.

Apesar de sua estimada grandeza em termos de desempenho e segurança, o Toyota GR Yaris continua sendo um fruto proibido para os brasileiros, já que o Yaris que temos por aqui é baseado na versão asiática, com outra plataforma e motorização. O mais próximo que teremos de uma variante esportiva é uma opção GR-Sport, prometida pela fabricante e que foi revelada recentemente na Ásia. O hatch ainda será renovado, como revelam imagens de registro feitas no Brasil.