Ônibus elétrico autônomo da BYD
Trata-se do primeiro ônibus elétrico autônomo da BYD testado e usado em cenários reais e marca uma tentativa ousada da companhia aérea ANA de imaginar um aeroporto “Simples e Inteligente”. Com este ônibus, o Aeroporto de Haneda se tornará o primeiro aeroporto internacional do Japão a realizar a operação piloto de um ônibus autônomo.
O ônibus elétrico BYD K9 tem capacidade de transportar até 57 pessoas e, de acordo com a ANA, pode entrar na fase totalmente operacional ainda em 2021 em operação diária para atingir plenamente sua meta de construir um aeroporto “Simples e Inteligente” até 2025.
Durante a experiência, a equipe do aeroporto fará testes de condução autônoma em uma área específica para coletar dados essenciais para ajudar os desenvolvedores a aprimorar as funções de condução autônoma e a eficiência operacional do veículo no futuro.
Liu Xueliang, Gerente Geral da Divisão de Vendas de Automóveis da BYD Ásia-Pacífico, disse:
Assim como acontece nos países ocidentais, a BYD também marca presença cada vez maior no Japão com seus ônibus elétricos que já atendem a locais como Okinawa, Fukushima, Iwate, Yamanashi, Tóquio e Nagasaki.