API inicia o programa de monitoramento 2021 para óleos de motor.

167

Programa de monitoramento 2021Programa de monitoramento 2021

O American Petroleum Institute (API), anunciou que iniciará o programa de monitoramento dos óleos lubrificantes de 2021, o chamado Aftermarket Audit Program (AMAP), com o objetivo de testar até 1.300 amostras de óleo de motor, nas especificações API e ILSAC, tanto em embalagens diversas como a granel, coletadas em todo o mundo.

O programa visa garantir a qualidade dos óleos em toda a cadeia de abastecimento e garantir aos comerciantes, distribuidores, instaladores e consumidores a confiança na qualidade dos óleos de motor com licença API no mercado.

Fontes do API informaram que a pandemia da COVID-19 atrasou a coleta de amostras no ano passado, mas a organização conseguiu coletar um número similar, que ainda está sendo testado pelo seu grupo industrial, em Washington, D.C.

O AMAP supervisiona a amostragem de óleos licenciados API no mercado global e os testa para verificar a conformidade com as especificações do óleo do motor em API 1509. Caso o óleo não passe em um ou mais testes, eles são repetidos para verificação. Persistindo a falha a licença do produto poderá ser revogada.

“O API está colocando o foco para testes em 2021 nos óleos de motor API SP e ILSAC GF-6A e GF-6B, para ter certeza de que estão em conformidade com as especificações rigorosas exigidas para uso nos motores a gasolina de hoje. Essas especificações bateram recorde de registros em 2020”, disse Jeffrey Harmening, gerente, EOLCS do API.

Foram testadas mais de 8.600 amostras de óleo, desde 2014, para confirmar que atendiam aos padrões API para os quais foram licenciados. Se um óleo licenciado não atende aos requisitos físicos e químicos especificados, a API trabalha com o licenciado para avaliar a causa raiz e tomar as medidas corretivas apropriadas. Licenciados não conformes não resolvidos estão sujeitos a ações de aplicação adicionais de acordo com API 1509.

Para obter mais informações sobre esses programas, visite https://www.api.org/eolcs.