Fábrica que construiu o primeiro motor da Volvo Cars em 1927 agora produzirá motores elétricos

Marca investirá o equivalente a 423 milhões de reais na planta histórica de Skövde, na Suécia, para montagem e fabricação interna dos futuros carros da Volvo

106

Volvo Cars

Volvo Cars

A Volvo Cars fará motores elétricos em sua fábrica em Skövde, na Suécia, e planeja estabelecer a produção interna completa de motores elétricos até meados da década. Será um investimento de cerca de R$ 423 milhões (cerca de 700 milhões de Coroas Suecas) para esse fim nos próximos anos.

“O primeiro Volvo de 1927 foi movido por um motor construído em Skövde”, disse Javier Varela, vice-presidente sênior de Operações Industriais e Qualidade. “A equipe é altamente qualificada e comprometida em fornecer os mais altos padrões de qualidade. Portanto, é justo que eles façam parte do nosso futuro empolgante.”

A empresa está empenhada em se tornar uma empresa premium de carros elétricos e pretende que suas vendas globais consistam em 50% de carros totalmente elétricos até 2025, com o restante sendo híbridos.

As operações da Skövde fazem parte da história da Volvo Cars desde a fundação da empresa em 1927. Adicionar a produção de motores elétricos às atividades da planta significa que o terreno histórico em Skövde também fará parte do futuro da empresa.

Volvo Cars Electric Motor

A Volvo Cars anunciou no início deste ano que está investindo significativamente no design interno e no desenvolvimento de motores elétricos para a próxima geração de carros Volvo. Com os investimentos planejados para Skövde, a planta agora dá os primeiros passos em direção à montagem e fabricação interna de motores elétricos.

Em uma primeira fase, a unidade montará motores elétricos e, em seguida, a empresa pretende trazer todo o processo de fabricação desses e-motores internamente para uma instalação em Skövde.

Assumindo o papel do motor de combustão interna na engenharia automotiva, os motores elétricos são um bloco de construção fundamental dos carros elétricos, junto com a bateria e a potência eletrônica. A interação entre essas três áreas de componentes é crucial no desenvolvimento de carros elétricos premium.

Trazendo o desenvolvimento e produção de e-motores internamente permitirá que os engenheiros da Volvo Cars otimizem ainda mais os motores elétricos e toda a linha de transmissão elétrica nos novos Volvos. Essa abordagem permitirá que os engenheiros obtenham mais ganhos em termos de eficiência energética e desempenho geral.

O design e o desenvolvimento dos motores elétricos da empresa ocorrem em Gotemburgo, na Suécia e em Xangai, na China. No início deste ano, a Volvo Cars abriu um novo laboratório de motores elétricos em Xangai, além do desenvolvimento contínuo de e-motores em Gotemburgo, na Suécia, e laboratórios de bateria de última geração na China e na Suécia.

As atividades restantes na planta de motores Skövde, com foco na produção de motores de combustão interna, serão transferidas para uma subsidiária separada da Volvo Cars, chamada Powertrain Engineering Sweden (PES). PES se destina a ser fundido com as operações do motor de combustão da Geely, conforme anunciado anteriormente.