Triumph Tiger 850 Sport
A Triumph acaba de apresentar mais uma integrante da família Tiger, desta vez a variante on-road de entrada chamada de Tiger 850 Sport. Apesar de usar o mesmo chassi e motor da Tiger 900, a marca britânica optou por dar um tratamento diferenciado para o modelo de acesso da gama, repetindo a estratégia que a BMW faz com as F750/F850 GS.
Assim como na BMW, o motor é o mesmo da versão acima (no caso o 3-cilindros de 888 cc), mas com uma “amarração” eletrônica para reduzir a potência para 84 cv a 8.500 rpm e o torque para 8,4 kgfm a 6.500 rpm na 850, contra 95 cv a 8.750 rpm e 8,8 mkgf a 7.250 rpm da 900. O câmbio é o mesmo de 6 marchas, enquanto os pneus agora são Michelin Anakee Adventure (mesmos da BMW F750 GS), no lugar dos Metzeler Tourance Next da Tiger 900.
O chassi da nova 850 é exatamente o mesmo da 900, com construção tubular em aço com sub-chassi traseiro e balança de alumínio. As suspensões são Marzocchi com garfo invertido de 45 mm na dianteira (180 mm de curso) e monoamortecedor ajustável na traseira (170 mm de curso), apoiadas em rodas de liga aro 19″ na frente e 17″ atrás, com pneus 100/90 e 150/70, respectivamente. Os freios são Brembo Stylema com as mesmas medidas da Tiger 900 (discos de 320 mm na dianteira e 255 mm na traseira) incluindo ABS da Bosch com função curva.
Triumph Tiger 850 Sport 2021 – Detalhes
A Tiger 850 mantém também o acelerador eletrônico com dois modos de condução (Road e Rain), banco ajustável em duas alturas, painel com tela TFT de 5″, iluminação Full-LED, tomada 12V, para-brisa ajustável e controle de tração. Além destes itens, a Triumph oferece mais de 60 acessórios como malas, baú, protetores e manopla aquecida, entre outros.
As vendas começam em janeiro de 2021 na Europa e nos EUA, mas no Brasil ainda não há data prevista de lançamento. Porém, considerando que a linha Tiger é o carro-chefe da marca por aqui, trazer a opção mais acessível da big trail nos parece uma questão de tempo. Hoje, a Tiger 900 tem preços a partir de R$ 49.990.