Óleos de motocicleta
O mercado global de óleos para motocicletas deve crescer a uma taxa composta anual de 1,5% a 2% durante os próximos quatro anos, de acordo com uma previsão que indica que a demanda da América do Norte – principalmente o México – crescerá a uma taxa mais alta ao longo desse período .
A América do Norte e a América do Sul juntas responderam por pouco menos de 20% da demanda global de óleo para motocicletas em 2019, disse a Kline, que estima essa demanda global entre 1,5 milhão e 1,6 milhão de toneladas.
Sushmita Dutta, gerente de projeto da empresa, disse durante um webinar em 7 de outubro que, embora a Ásia-Pacífico deva agregar o maior volume nos próximos cinco anos, o mercado norte-americano deve crescer em maior porcentagem, “Por causa do México, que é um mercado de rápido crescimento, não por causa dos EUA ou Canadá”. Os mercados dos dois últimos países deverão apresentar queda na demanda nos próximos cinco anos, acrescentou ela.
A empresa previu que a demanda global por óleos de motocicletas, scooters e ciclomotores cairá para até 1,3 milhão de toneladas em 2020 devido aos impactos da pandemia COVID-19. Para 2020, ela disse, “o grau de redução em diferentes países dependerá de quão severamente a pandemia afetou a economia, a duração do bloqueio e o tipo de serviços que foram considerados não essenciais durante o período de bloqueio.” Ela acrescentou, porém, que a demanda deve se recuperar em 2021.
O estudo cobriu lubrificantes de primeiro enchimento e de abastecimento de serviço usados em veículos de duas rodas e excluiu lubrificantes usados em veículos de três rodas, veículos de todo-o-terreno e veículos para neve.
Noventa e cinco por cento dos óleos de motor usados em veículos de duas rodas são óleos de quatro tempos, disse ela. Outros tipos de lubrificantes usados em veículos de duas rodas incluem óleo de suspensão de óleo de garfo, graxas, óleo de corrente e óleo de engrenagem.
A Kline estimou o abastecimento óleos de primeiro enchimento e de serviço para motor de motocicleta entre 1.000 a 2.000 toneladas na América do Norte e entre 2.000 a 3.000 toneladas na América do Sul. Ela observou que muitos proprietários de veículos de duas rodas preferem fazer suas próprias trocas de óleo. O Brasil ficou em sexto lugar em demanda global de óleo para primeiro enchimento de motocicleta, os Estados Unidos em nono e o México em 11º.
A empresa estimou a demanda de óleo de motor de motocicleta na América do Sul em 60.000 a 70.000 toneladas em 2019 e na América do Norte em 20.000 a 30.000 toneladas. Na América do Sul, os óleos sintéticos e semissintéticos responderam por cerca de 30% da demanda, incluindo menos de 10% para os sintéticos completos. Na América do Norte, os sintéticos respondem por quase 30% e os semissintéticos por cerca de 10%.
Dutta observou que o México, considerado parte da América do Norte para o estudo, é um mercado sensível a preços, onde os produtos convencionais representam 90% da demanda de óleo de motor de motocicleta. Em contraste, o sintético e o semissintético representaram mais da metade da demanda dos Estados Unidos, no ano passado.
Na América do Sul, os sintéticos – principalmente os semissintéticos – começaram a aparecer. Na Colômbia, os óleos convencionais permanecem dominantes, respondendo por cerca de três quartos da demanda de óleo para motor de motocicleta no ano passado.
A Kline projeta que a população global de veículos de duas rodas crescerá de cerca de 700 milhões de unidades em 2019 para 800 milhões em 2024.
Dutta observou que em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, o mercado de veículos de duas rodas concentra-se principalmente no uso recreativo por entusiastas, que normalmente os usam para esportes motorizados, ralis de bicicleta, cruzeiros e outros usos recreativos. “Os motociclistas desse segmento associam as motocicletas a um determinado estilo de vida, e isso é um hobby para eles”, observou ela. “Até mesmo a manutenção de seu veículo é uma espécie de hobby. Muitos deles se empenham em fazer trocas de óleo por conta própria.”
Esses entusiastas são muito exigentes com a manutenção, acrescentou ela, e gostam de seguir as recomendações do fabricante do equipamento original. “Eles também podem ser muito leais à marca”, disse ela.
Na categoria de uso comercial, ela explicou que os veículos de duas rodas são usados para fins comerciais, como entrega de alimentos, táxis de motos e aluguel. “Dependendo do tamanho e propriedade da frota de veículos, a manutenção é feita no local ou por oficinas especializadas”, disse Dutta. “Os condutores de tais veículos não são muito preocupados com a marca, mas definitivamente estão preocupados com a qualidade e gostam de comprar lubrificantes de qualidade que sejam econômicos para eles.”
Em países como Brasil, Colômbia e México, “vemos uma parcela relativamente maior do uso comercial de veículos de duas rodas”, disse ela.
O Brasil e a Colômbia são os dois mercados importantes na América do Sul, observou ela, com outros países da região tendo populações muito menores de veículos de duas rodas. Entre os países, o Brasil fica atrás apenas da Índia, Indonésia e China no consumo de óleo de motocicleta. “Isso porque, no Brasil, a frequência de troca de óleo é bastante alta”, disse Dutta.