Caminhão movido a energia solar, da Scania, começa testes

170

Caminhão movido a energia solarCaminhão movido a energia solar

A montadora europeia Scania iniciou testes para verificar viabilidade de um caminhão movido a energia solar. O modelo, caso aprovado, pode revolucionar o setor e trazer uma nova alternativa de energia para a indústria, atualmente mais voltado para veículos elétricos ou com células de combustível.

Por enquanto, modelos de veículos solares são evitados pela baixa taxa de conversão, o que torna a existência de um modelo não-híbrido atualmente impossível, além do alto custo de implementação da tecnologia. Porém, a Scania agora quer cobrir quase toda a superfície de um caminhão com painéis, o que possibilitaria uma economia entre 5% e 10% ao ano em consumo de energia.

O caminhão tem quase 18 metros de comprimento e 140 m² cobertos por painéis fotovoltaicos capazes de absorver a luz solar e fazer a conversão para eletricidade — que seria o equivalente a uma casa de médio porte. Os testes acontecem na Suécia, um país com uma taxa de incidência solar que não é tão alta, e ainda estão em fases iniciais, sem qualquer previsão para o lançamento de um modelo comercial.