Tatra quer produzir caminhões off-road no Paraná

Montadora da República Tcheca vai investir R$ 102 milhões em fábrica em Ponta Grossa até 2026

60
Caminhões off-road no Paraná
Tatra deve montar caminhões 6×6 e 8×8 no Paraná

Caminhões off-road no Paraná

Tatra, caminhões off-road no Paraná – De acordo com um comunicado emitido pelo governo do Paraná na sexta-feira, 4, a Tatra, montadora de caminhões da República Tcheca, confirmou que vai se instalar no município de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. O anúncio foi feito após a assinatura de adesão da montadora ao programa de benefícios fiscais daquele Estado, por parte do representante da Tatra no País, Rui Lemes, e pelo governador paranaense, Carlos Massa Ratinho Júnior.

A nova montadora deverá investir R$ 102 milhões na nova fábrica e gerar cerca de 300 empregos diretos que, segundo o acordo, deverão ser contratados preferencialmente na região. A intenção é começar a operar em esquema CKD (apenas montagem usando componentes importados) já no início do próximo ano, mas o plano divulgado prevê a produção de veículos utilizando componentes e até motores fornecidos por empresas nacionais. A fábrica poderá construir 225 caminhões por ano a partir de 2022 e até 800 veículos/ano após 2025.

Essa agilidade se explica pelo fato de que boa parte dos componentes deverá ser adquirida da montadora DAF, que já está instalada em Ponta Grossa e faz parte do grupo Paccar, com o qual o grupo controlador da Tatra (CSG Aerospace) possui acordo de parceria. A Tatra deverá montar modelos off-road, do tipo 6×6 e 8×8, destinados aos segmentos de mineração e de produção florestal, por exemplo. O desenvolvimento de veículos para os setores militar e de defesa também está nos planos. “Nossos caminhões não são iguais aos fabricados no País, eles são off-road; existe essa lacuna no mercado”, declarou Rui Lemes, da Tatra.