Redução da jornada
Os metalúrgicos da fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) aprovaram um novo acordo de redução da jornada de trabalho por 30 dias com vigência a partir de 3 de setembro. A votação ocorreu de forma online por um período de 24h e foi encerrada no fim da tarde de sexta-feira, 14. A medida foi aceita por 98% dos quase 1,4 mil funcionários que participaram da assembleia virtual.
O acordo prevê uma redução em 25% das jornadas dos trabalhadores da produção. A negociação entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) utilizou como base a Lei 14.020/2020 (antiga MP 936) e o decreto 10.422/2020, que amplia o prazo dos acordos de redução e de suspensão dos contratos.
Pela medida, os trabalhadores vão receber parte do pagamento por meio do benefício emergencial de proteção ao emprego e renda (Beper), além de um complemento da empresa, o que garante 100% do salário líquido ou um valor próximo, de acordo com a faixa salarial do funcionário.
O sindicato informa que pelo acordo a Toyota ficará responsável por pagar o Beper caso o governo não realize o pagamento.
“O governo federal deixou em aberto a possibilidade de não conseguir pagar a sua parte e não podemos aceitar que os trabalhadores sejam lesados caso isso ocorra. As pessoas têm família para sustentar e precisam de segurança financeira. E também precisam ter a garantia de permanência nos postos de trabalho, como conseguimos estabelecer no acordo anterior, junto com o PPR”, afirma o secretário-geral do sindicato, Silvio Ferreira.
Para os funcionários de setores administrativos, a votação aprovou o trabalho remoto (home office), banco de horas para os supervisores e jornada diferenciada para empregados do Try Team (Projetos) e SAC (serviço de atendimento ao consumidor).
“Temos buscado todas as ferramentas para minimizar o impacto da crise causada pela pandemia para categoria. Com o acordo conquistado pelo sindicato, o rendimento dos trabalhadores é garantido para enfrentar esse momento difícil”, declarou o presidente do SMetal, Leandro Soares.
Por causa da pandemia do coronavírus, a Toyota paralisou a produção de suas quatro fábricas no Brasil em 24 de março. As unidades de São Bernardo do Campo (peças), Indaiatuba (Corolla) e Porto Feliz (motores) voltaram a operar em 22 de junho, enquanto a planta de Sorocaba, responsável pela produção da linha Etios e do Yaris, voltou a produzir no dia 26 do mesmo mês (leia aqui).