VWCO começa a produzir o e-Delivery em fábrica-laboratório

Planta piloto vai definir e validar processos de produção do novo caminhão elétric

75
Caminhões elétricos e-Delivery
Testes de montagem do elétrico e-Delivery na Planta Piloto da VWCO em Resende

Caminhões elétricos e-Delivery

A Volkswagen Caminhões e Ônibus começou a produzir os primeiros caminhões elétricos e-Delivery em uma fábrica-laboratório instalada nas dependência do complexo fabril de Resende (RJ). A Planta Piloto, como é chamado o espaço, é responsável pela definição e confirmação dos processos produtivos e treinamento dos empregados que vão montar o veículo. Os modelos desenvolvidos ali servirão de base para adequar as linhas que abrigarão a produção em série do e-Delivery, que deve ser iniciada em 2021.

O primeiro veículo montado na fábrica-laboratório é destinado ao treinamento dos operadores do Consórcio Modular em Resende, em mais um passo para o desenvolvimento do e-Consórcio, formado até o momento por sete empresas parceiras (Bosch, CATL, Moura, Semcon, WEG, Meritor e Siemens) que em conjunto com a VWCO vão fazer a montagem do caminhão elétrico, fornecer a infraestrutura de recarga e gerenciar o ciclo de vida das baterias.

As equipes dedicadas à produção do e-Delivery estão sendo treinadas para as demandas específicas da propulsão elétrica, tais como montagem do banco de baterias e manuseio dos circuitos de alta voltagem do veículo com tensões superiores a 600V, o que exige protocolos adicionais de segurança.

Toda a infraestrutura da fábrica de Resende está sendo atualizada para as demandas de veículos elétricos. Novos carregadores acabam de chegar, com capacidade para recarregar as baterias dos e-Delivery em até 1 hora. Os equipamentos serão utilizados para reabastecer a energia dos caminhões de teste, em ação nos testes de laboratório e rodagens de certificação antes do início da produção em série do e-Delivery.

Segundo a VWCO, além da Planta Piloto, outros ensaios com o caminhão elétrico também são realizados em laboratórios em todo o País e no campo de provas de Resende, onde testes e validações em um período de seis meses equivalem a 10 anos de rodagem em condições normais.

DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO NACIONAL

Os veículos que começaram a ser montados na Planta Piloto juntam-se aos outros protótipos que vêm sendo desenvolvidos pela engenharia da VWCO desde 2017, quando o primeiro e-Delivery foi apresentado como primeiro caminhão 100% elétrico projetado e desenvolvido no Brasil. Desde 2018 o modelo vem sendo testado em operação de distribuição urbana de bebidas da Ambev, primeiro cliente declarado do e-Delivery, que encomendou 1,6 mil unidades para serem entregues até 2023.

“Tal como há 25 anos, quando amadurecemos nosso processo produtivo do Consórcio Modular numa linha experimental em Resende, começamos a consolidar nosso know-how também na manufatura de veículos elétricos. E avançamos no desenvolvimento de um portfólio nesse segmento, focados na validação estrutural, de durabilidade e outros requisitos funcionais do caminhão elétrico e-Delivery”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.