Volkswagen reabre segundo turno em Taubaté

Produção em dois períodos vai até dezembro com redução de 25% na jornada

27
Volkswagen reabre segundo turno
Produção do Gol em Taubaté: Volkswagen reabriu segundo turno

Volkswagen reabre segundo turno

A Volkswagen reabre na segunda-feira, 27, o segundo turno de produção na fábrica de Taubaté (SP), com o retorno ao trabalho de cerca de mil empregados dos mais de 3 mil da planta onde são produzidos Up!, Gol e Voyage. Segundo comunicado da empresa, a retomada foi motivada “para atender demandas adicionais do mercado interno e de exportação”.

Ainda de acordo com a Volkswagen, a operação em dois períodos foi determinada para durar até dezembro e com redução de 25% da jornada de trabalho a partir de agosto para ambos os turnos, com aplicação dos instrumento de flexibilização da Medida Provisória 936, editada pelo governo em abril e transformada na Lei 14.020 no início de julho, que permite diminuição de jornada e salários ou afastamento temporário por até 120 dias, com estabilidade pelo mesmo período após o retorno ao trabalho.

Em conversa mantida no último dia 15 com representantes de todos os sindicatos onde a empresa tem fábricas, o presidente da Volkswagen do Brasil e América Latina, Pablo Di Si já havia adiantado que negociou com eles a aplicação ao máximo possível de todas as medidas de flexibilização à disposição, para evitar demissões. “Vamos usar todas as ferramentas disponíveis para ganhar tempo. Demissões serão a última das últimas medidas. Antes disso precisamos reduzir custos, aumentar as vendas e as exportações”, disse o executivo na ocasião.

Logo após a intensificação da pandemia de coronavírus no País, todas as quatro fábricas da Volkswagen no País foram paralisadas, inicialmente com a concessão de folga remunerada aos funcionários e, a partir de abril, com o uso dos instrumentos da MP 936 de redução de jornada e afastamento temporário. Em junho todas voltaram a operar em ritmos diferentes de retomada.

A primeira operação da empresa no País a voltar ao trabalho, em 18 de maio, foi a planta de São José dos Pinhais (PR), já em dois turnos, especialmente para a suprir a demanda represada pelo SUV T-Cross. Em 18 de maio a fábrica de motores de São Carlos (SP) reabriu em dois turnos, em parte para atender a contratos de exportação. Com início da produção do Nivus, a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), retomou atividades em um turno no início de junho e na segunda semana de julho voltou a dois períodos. Taubaté (SP) também retornou no começo de junho, mas em um só período, agora aumentado para dois.