Scania amplia parceiras para o uso do gás no transporte

Fabricante encaminha projetos para pavimentar solução mais limpa nas transferências rodoviárias de mercadorias e operações fora de estrada

338

uso do gás no transporteUso do gás no transporte

Desde que começou a introduzir sua nova geração de caminhões, ainda em 2016, em um lançamento para o mercado europeu, a Scania deixou clara a mensagem global de que a partir dali iniciaria uma nova fase, como umas das protagonistas na transformação para um transporte mais sustentável. Dois anos depois, a linha de veículos que demandou 10 anos de desenvolvimento e investimento superior a € 2 bilhões, chegou ao Brasil com o mesmo propósito. Além de prometer economia de combustível de até 12% em relação à geração anterior, no caso dos caminhões a diesel, trouxe a reboque a decisão em liderar o transporte de carga movido a gás.

A solução, pioneira em aplicações de longas distâncias rodoviárias no País, exige esforço da fabricante para construir um novo mercado, etapa que cacifa apostas em parcerias de toda cadeia do setor. Em uma delas, com a Citrosuco, um modelo R 410 6×2 movido a gás natural veicular (GNV) ou bimetano roda a serviço da empresa desde o fim de 2018 com resultados promissores.

Scania - Silvio Munhoz - diretor comercial“Até agora não mostrou perdas logísticas para operador, mesmo em relação ao abastecimento, que é a principal dificuldade”, conta Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania. “Estamos nos primeiros passos da criação de um mercado. Vai acontecer com certeza, há muitas iniciativas para dispor de infraestrutura de abastecimento, inclusive na forma liquefeita.”

Custo por quilômetro menor

Na operação da Citrosuco, encabeçada pela Morada Logística, a prestadora de serviços, o caminhão faz rota de Matão (SP), sede da processadora de suco de laranja, ao Porto de Santos, no litoral paulista. O trajeto, caracterizado por perfil topográfico variado, o que inclui o trecho da Anchieta na Serra do Mar, se mostra adequado para uma avaliação ampla de desempenho. Perto de superar os 200 mil quilômetros rodados, a Morada Logística contabiliza redução de 15% no custo do quilômetro.

“Sabíamos dos desafios, afinal, se trata de uma novidade. Ao contrário do uso do GNV mais intensivo para automóveis, para veículos comerciais ainda é preciso de mais estrutura de abastecimento e preço mais competitivo do gás”, avalia André Leopoldo e Silva, diretor-geral da Morada Logística. “Mas do ponto de vista operacional a solução já está aprovada. Com os resultados obtidos até agora já temos interesse de compra.”

O diretor comercial da Scania revela não fosse a crise provocada pelo novo coronavírus, que suspendeu a produção temporiamente na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), encomendas de caminhões a gás já começariam a ser entregues desde março, o que inclui dez unidades para a Morada Logística. “O gás é comprovadamente mais sustentável que o diesel, além de economicamente viável, considerando a realidade atual do preço dos combustíveis. Continuamos a receber intenções de compra, o que prova existência de demanda. Falta é a mais oferta do combustível.”

Para o meio ambiente não há dúvidas da vantagem do uso do gás. A redução da emissão de CO2, o maior responsável pelo efeito estufa, chega a 15% em relação ao diesel. O combustível pode ser 20% mais limpo caso o caminhão utiliza tecnologia de gás liquefeito ou ainda cortar em até 90% se abastecido com biometano. Se amigável ao ar, o desafio é providenciar a infraestrutura.

Infraestrutura dedicada

Apesar da oferta de GNV nos postos de serviços, a tecnologia das bombas é destinada para automóveis. Para servir caminhões pesados, tanto o local físico quanto o dispositivo de abastecimento precisam de adequações, desde contar com área maior capaz de receber veículos de grande porte até a introdução de mecanismo apropriado que abrevie o tempo do caminhão parado para abastecer.

Cabe lembrar que embora o consumo de gás por quilometro seja de 15% a 18% menor em relação ao diesel, a depender da operação, a autonomia de um caminhão estradeiro movido a gás natural é de 400 a 500 quilômetros, o que exige mais paradas em longas distâncias. O alcance, porém, pode ser elevado para até 1,2 mil quilômetros, caso o transportador opte pelo gás liquefeito. Mas aí, novamente, a solução esbarra na falta de infraestrutura, ainda mais incipiente.

“A questão de abastecimento certamente será definida melhor ou igual à oferta de diesel”, afirma Munhoz. “Também com o pré-sal, sobra gás no País, que precisa ser consumido. A Scania tem todo o interesse e busca parceiros em toda a cadeia.”

Gás na mineração

Exemplo de uma solução completa, e inédita no País, entrará em operação no segundo semestre. A Scania fornecerá um caminhão a gás para ser aplicado nas atividades da mina Várzea do Lopes, da Gerdau, na região de Itabirito (MG). “Buscamos por uma opção mais sustentável e o gás, como nova matriz energética, vem de encontro a nossa ótica”, justifica Vinícius Fernandes de Moura gerente-geral de suprimentos da siderúrgica.

Devido a severidade do serviço, frequentemente conduzido sem interrupções, apenas as necessárias para as manutenções programadas e trocas de motoristas ao longo da jornada, o caminhão será colocado à toda prova. “A mineração exige os limites do equipamento, se aprovado na mina, estará apto para qualquer outra aplicação e ainda com redução de emissões no meio ambiente”, resume Moura, adiantando que entende ser um projeto promissor para levar em frente a migração do diesel para o gás na frota. “Só os testes responderão às incógnitas.”

Como a atividade é confinada, não é possível o caminhão sair da mina para abastecer no posto da esquina. Para o problema, a corrente de parcerias viabilizou a construção de uma estação de abastecimento no local, com o combustível fornecido pela Gasmig. Mais um bloco que a Scania assenta em seu projeto de transporte de carga sustentável.

Projeto impulsiona uso de biometano

Projeto em conjunto da Scania e da ZEG, empresa dedicada à geração de energia renovável, busca argumentos para viabilizar o uso de biometano. As empresas colocaram em operação o primeiro caminhão do País 100% movido ao tipo de combustível em uma das usinas do Grupo São Martinho, gigante do setor sucroalcooleiro.

Scania - caminhão a biometano - ZEG - Usina São MartinhoNa atividade canavieira, o modelo G 410 XT 6×4 é abastecido com o BioGás, nome comercial dado pela ZEG, produzido, inicialmente, no Centro de Tratamento de Resíduos Leste, no bairro paulistano de São Mateus. A ideia, no entanto, é instalar unidades de produção de biometano no interior do País a partir da experiência, em parceria com empresas do agronegócio e indústrias.

“Utilizando resíduos orgânicos conseguimos produzir um combustível de excelente qualidade, com desempenho equivalente ao gás natural e muitas vantagens ambientais, com redução de até 90% da emissão de gases do efeito estufa”, garante Daniel Rossi, CEO da ZEG. “A nossa expectativa é contribuir com empresas de logística ou que possuem frotas próprias, para que viabilizem sua transição energética.”

De acordo com dados da Abegás, Associação Brasileira de Gás Canalizado, o consumo de gás natural no Brasil no ano passado foi de 64,4 milhões de m³/dia, dos quais 6,2 milhões de m³/dia no uso automotivo. Como referência, porém, a ABiogás, Associação Brasileira do Biogás, estima o potencial de produção de biometano proveniente de resíduos do agronegócio de 70 milhões de m³/dia.


Foto: Scania/Divulgação