Novo Fiat 500XL será elétrico e irá aposentar a dupla 500X e 500L

Nova geração poderá ser montada sobre a plataforma CMP da PSA

252

Fiat 500XLFiat 500XL

Promessa antiga para o Brasil que acabou sendo descartada em favor de outro projeto totalmente novo de SUV, o Fiat 500X, junto com o irmão 500L, podem desaparecer na próxima geração. De acordo com a matéria publicada pelo site britânico Auto Express, a dupla será absorvida por um totalmente novo 500 XL, que terá variante 100% elétrica e um perfil mais crossover que o modelo atual.

Sucesso de vendas na Europa, o 500X, lançado em 2014, é produzido sobre a mesma plataforma do Jeep Renegade e aguarda o sucessor que deve chegar ao mercado em algum momento de 2021. Já o 500L, lançado em 2012, vai saindo de cena em um momento onde as minivans perdem cada vez mais espaço no mercado.

Fiat 500X Sport

Segundo um dos chefões da Fiat, Olivier François, quando esta nova geração chegar, provavelmente será um único modelo ‘500XL’, em vez de dois carros. “O L é uma carroceria particularmente boa, com boa altura do solo, para adicionar baterias”, disse ele. “O transporte familiar também é um bom candidato à eletrificação, porque envolve muita condução urbana, muitas paradas, escola e trabalho. Mas, ao mesmo tempo, não é um veículo utilitário, é um MPV, e esse tipo de carro está um pouco menos fashion agora.”

“Precisamos pensar na próxima geração com a mesma abordagem para o consumidor que faz muito sentido em uma versão totalmente elétrica, com um corpo que é obviamente mais relevante e na moda. Estamos pensando que talvez uma mistura dos X e L seja o caminho a seguir, no final do dia. Mas não é para o futuro próximo – e quando digo próximo, quero dizer que não até o final deste ano, com certeza.”

Considerando o que foi dito, podemos esperar por um novo 500XL com visual mais próximo do 500X (mais atraente ao público) e uma cabine versátil e espaçosa. Também não podemos deixar de mencionar a futura fusão entre FCA (FIAT-Chrysler) e a PSA (Peugeot-Citroën, Opel), que abre a possibilidade de que o futuro utilitário elétrico seja produzido sobre a plataforma CMP do grupo francês, que por sua vez possui a variante e-CMP, totalmente elétrica.

Seu principal mercado deve continuar sendo a Europa, sem deixar de marcar presença em outras regiões do globo. Ainda é cedo para especular sobre a vinda de um futuro 500XL ao Brasil. No momento a Fiat concentra esforços em algo mais acessível, o projeto do novo SUV do Argo, que será produzido em Betim (MG) e contará com motores 1.0 e 1.3 turbo.

Fonte: Auto Express