Volvo quer ter condução autônoma nas estradas em 2 anos

Novos veículos da marca sairão com sistema LiDAR

53
Condução autônoma
Luminar LiDAR highway perception

Condução autônoma

A Volvo Cars está acelerando suas ações para ofertar comercialmente veículos com elevado grau de condução autônoma. Recursos da Luminar, empresa de tecnologia, assegurarão que automóveis da marca sueca  poderão trafegar autonomamente em rodovias nos próximos dois anos.

A fornecedora dotará os próximos automóveis da Volvo, desenvolvidos sobre a plataforma SPA2, com o sistema  de sensores LiDAR, que identifica e informa ao veículo a distância para os obstáculos e as condições da pista a  até 250 metros.

Com ele, a Volvo lançará o Highway Pilot, a tecnologia de condução autônoma em estradas que poderá ser ativado assim que haja segurança e condições geográficas específicas.

Para ativar o recurso Highway Pilot, a tecnologia de percepção da Luminar será combinada com o software de condução autônoma e  câmeras, radares e sistemas de backup para funções como direção, frenagem e energia da bateria .

“Em breve, os veículos Volvo poderão dirigir autonomamente em rodovias quando o carro determinar que é seguro fazê-lo”, afirma Henrik Green, diretor de tecnologia da montadora. ” Com o tempo, as atualizações expandirão em nuvem as áreas em que o carro pode dirigir sozinho”, completa o executivo.

A Volvo Cars também assinou  acordo para possivelmente aumentar sua participação minoritária na Luminar, cuja sede está no Vale do Silício, na Califórnia.