Ducati dá dicas de como manter sua moto em bom estado, mesmo parada por um longo período

71
Motocicleta Ducati
Ducati Service da concessionária Ducati São Paulo, no bairro de Moema, na capital Paulista.
José Carlos (Ducati São Paulo)

Motocicleta Ducati

Marcos Toledo, engenheiro do Pós-Vendas da Ducati do Brasil, dá dicas para manter sua motocicleta Ducati na garagem, parada, mas em perfeito estado.

  • Guarde a sua moto coberta. Proteger contra poeira mantém o bom estado da motocicleta e evita desgaste de pintura.
  • Evite remover poeiras com pano seco ou abrasivo, isso poderá arranhar a pintura da sua moto.
  • Estacione a moto usando o cavalete central. Além de ficar parada de forma segura você evitará possíveis deformidades nos pneus. Na ausência de cavalete central, invista em um cavalete de apoio ou opte por calibrar os pneus com um pouco mais de pressão, entre 20% e 25%. Com isso você reduz o esvaziamento e quando voltar a sair com a moto terá condições de rodar até o calibrador mais próximo.
  • Prefira deixar o tanque cheio e de preferência com gasolina de alta octanagem como a Shell V-Power Racing, indicada no manual do proprietário Ducati. Com o tanque cheio, menor será a evaporação do combustível e a gasolina premium conta com aditivos antioxidantes, que retardam o envelhecimento e mantém a bomba lubrificada.
  • Ligue a moto por 5 minutos ao menos uma vez por semana. Isto ativará a bomba de combustível e bicos injetores. Se você tiver um mantenedor de carga (dispositivo para carregar a bateria da moto) poderá usá-lo para manter a bateria sempre próxima de sua carga máxima, mesmo parada.
  • Lubrifique a corrente, evitando corrosão e ressecamento.
  • Opte por lavar a sua motocicleta num local especializado, tomando os devidos cuidados para não prejudicar os componentes eletrônicos.
  • Aproveite o período para conferir se as manutenções programadas estão em dia. Caso não estejam, procure o concessionário mais próximo e agende sua revisão, usando sempre peças originais.