GM e Honda firmam parceria para desenvolver carros elétricos

Plataforma global para elétricos da General Motors será a base para dois novos modelos da Honda

54
GM e Honda firmam parceria
Nova plataforma modular global da General Motors para veículos elétricos, apresentada no início do mês passado

GM e Honda firmam parceria

A GM e a Honda concordaram em desenvolver dois carros elétricos totalmente novos sob a marca Honda e que terão como base a nova plataforma modular global da General Motors para veículos elétricos, apresentada no início do mês passado. Enquanto o sistema propulsor será o de baterias Ultium, da própria GM, o design interior e exterior dos projetos ficará por conta da montadora japonesa.

Pelo acordo, a produção desses modelos elétricos será feita nas fábricas da GM na América do Norte com vendas previstas a partir de 2024 nos Estados Unidos e no Canadá.

A GM e a Honda já possuem parcerias quando o assunto é eletrificação, o que inclui um trabalho com células de combustível no conceito Cruise Origin, um veículo elétrico e autônomo revelado em São Francisco no início deste ano. A Honda também se juntou aos esforços de desenvolvimento de módulos de bateria da GM em 2018.

“Essa colaboração reunirá a força de ambas as empresas, enquanto a eficiência combinada com a escala de fabricação proporcionará, em última análise, maior valor aos clientes”, disse Rick Schostek, vice-presidente executivo da American Honda. “Estamos discutindo sobre a possibilidade de ampliar ainda mais nossa parceria”, afirmou.

Por sua vez, Doug Parks, vice-presidente executivo de desenvolvimento global de produtos, compras e cadeia de suprimentos da GM, disse que o novo contrato com a Honda valida ainda mais os avanços e capacidades técnicas das baterias Ultium e da nova plataforma para veículos elétricos, apresentada no início do mês passado.

“É importante ressaltar que é mais um passo em nossa jornada para um futuro totalmente elétrico e para fornecer um negócio lucrativo de veículos elétricos por meio de maior escala e utilização da nossa capacidade produtiva. Temos uma história sólida de trabalhar em estreita colaboração com a Honda e essa nova colaboração se baseia em nosso relacionamento e objetivos comuns.”

Como parte do acordo para o desenvolvimento conjunto de veículos elétricos, a Honda incorporará os serviços de segurança e proteção OnStar da GM nos dois modelos elétricos, integrando-os ao HondaLink. Além disso, a Honda planeja oferecer também a tecnologia de assistência ao motorista da GM em seus novos veículos.