Foton inicia montagem de caminhão em fábrica da Gefco

Unidade de Guaíba recebe veículos em CKD que vêm da China

99
Foton
Primeiro caminhão Foton montado em linha dedicada e gerida pela Gefco em Guaíba (RS)

Foton

A Foton iniciou a montagem de um de seus caminhões, o modelo leve da família Minitruck de 3.5 toneladas, em uma linha dedicada e que está sendo gerenciada pela Gefco Indústria, empresa do Grupo Gefco contratada pela montadora chinesa para montar seus caminhões no Brasil. A unidade localizada em Guaíba (RS) fica próxima ao terreno onde a Foton pretende construir sua fábrica. A estrutura, que é provisória, vai funcionar até que a montadora chinesa conclua as obras de sua própria instalação. Para atender esta demanda, a Gefco está construindo um novo pavilhão industrial na cidade com previsão de conclusão até o fim deste ano.

Até o ano passado, a Foton produzia seus caminhões em espaço alugado na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul (RS).

“Como agora contamos com aporte de capital da matriz, na China, entendemos ser o momento adequado para se produzir próximo ao local onde teremos fábrica própria. A produção dos caminhões da marca em Guaíba, onde em breve haverá a fábrica, ajudará também a desenvolver de maneira mais eficiente os fornecedores locais”, afirma Leandro Gedanken, diretor industrial da Foton do Brasil.

O executivo reforça que inicialmente a produção em Guaíba vai acompanhar o ritmo do mercado nacional que, por conta da pandemia do novo cornavírus, demanda baixos volumes.

“Estruturamos uma linha enxuta, mas altamente produtiva e flexível para ser capaz de responder prontamente a aumentos de demanda”.

Segundo ele, a expectativa é de que até o fim de 2020, a linha instalada no novo galpão industrial terá capacidade de produzir até 100 veículos/mês. A unidade já trabalha seguindo as recomendações de cuidados com a saúde a partir das diretrizes determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no combate a Covid-19.