Mercado brasileiro de automóveis
O mercado brasileiro de automóveis já começou a sentir os efeitos do isolamento social em virtude da pandemia do coronavírus. Para se ter ideia, os emplacamentos da última sexta-feira (20) foram de apenas 6.977 unidades, contra 8.231 de quinta (19) e 10.825 de quarta (18) – no dia 5, chegou a haver um pico de 12.112 emplacamentos. É o primeiro sinal de que a tão esperada recuperação das vendas prevista para 2020 pode não acontecer, visto que ainda não há nenhum prazo estipulado para que a vida volte à normalidade.
Enquanto concessionárias são fechadas (menos na parte de oficina), praticamente todas as fábricas de automóveis e comerciais leves já anunciaram a suspensão da produção por, pelo menos, duas semanas – o que afetará inclusive alguns lançamentos previstos para os próximos meses. A Fiat já anunciou o adiamento da estreia da nova geração da Strada (seria em abril), a Volkswagen deixou o Nivus para o segundo semestre (era maio) e outras marcas podem fazer o mesmo, como a Nissan com o novo Versa (era junho) e a Peugeot com o novo 208.
Diante deste cenário, o mais provável é que não haja mudanças significativas no ranking de vendas daqui para o fim do mês – uma vez que os emplacamentos diários deverão ser reduzidos ainda mais nesta e nas próximas semanas. Em São Paulo, por exemplo, o governador João Doria decretou quarentena para a população a partir de amanhã (24).
No acumulado até sexta (20), o Onix segue líder com ampla margem, tendo o Ford Ka em segundo com praticamente metade do volume. Antes em quarto, o sedã Onix Plus superou o HB20 e completa o pódio. O destaque do mês segue com o T-Cross, que não só lidera entre os SUVs como já deixou o Polo para trás e só perde para o Gol como o VW mais vendido.
Já o destaque negativo fica por conta do Compass, numa incômoda 17ª posição, e com o HR-V crescendo no retrovisor. Agora é esperar para ver o que os próximos dias e semanas nos reservam…
PARCIAL DE VENDAS – MARÇO 2020
POS. | MODELO | PARC. MAR. 20 |
1º | CHEVROLET ONIX | 11.565 |
2º | FORD KA | 6.822 |
3º | CHEVROLET ONIX PLUS | 6.372 |
4º | HYUNDAI HB20 | 6.197 |
5º | FIAT ARGO | 5.867 |
6º | VW GOL | 5.392 |
7º | VW T-CROSS | 4.287 |
8º | JEEP RENEGADE | 4.240 |
9º | RENAULT KWID | 3.815 |
10º | VW POLO | 3.658 |
11º | TOYOTA COROLLA | 3.489 |
12º | NISSAN KICKS | 3.452 |
13º | FORD KA SEDAN | 3.440 |
14º | HYUNDAI CRETA | 3.379 |
15º | FIAT MOBI | 3.356 |
16º | RENAULT SANDERO | 3.168 |
17º | JEEP COMPASS | 2.916 |
18º | HONDA HR-V | 2.680 |
19º | VW VIRTUS | 2.431 |
20º | FORD ECOSPORT | 1.956 |
Fonte: Renavam e Fenabrave