KTM 890 Duke
A austríaca KTM inicia as vendas da tão esperada supernaked KTM 890 Duke 2020. E elas começam antes do previsto, pois os lançamentos normalmente chegam ao mercado americano no outono. Um ótimo presságio para os fãs da marca laranja, idolatrada pelos aficionados por esportividade.
A nova KTM 890 chega com diversas inovações e melhorias em relação à 790 Duke, com um motor mais potente e rico em torque, novas suspensões, freios, eletrônica e pneus.
O novo motor ganhou 15 cv com a adoção de pistões e curso maiores, agora com 90,7 x 68,8 mm, totalizando 890 cm³, capazes de entregar 120 cavalos de potência e torque máximo de 10 kgf.m em baixas 7.750 rpm. Este bicilíndrico paralelo já está enquadrado nas normas Euro5.
O pacote eletrônico traz uma central inercial IMU de seis eixos para gerenciar o acelerador eletrônico com diversos modos de pilotagem, ABS de curvas com Modo Supermoto, controle de tração, controle de deslizamento do motor em reduções bruscas e um quickshifter para cima como único opcional. À seco o peso é de apenas 166 kg, então com 10 kgf.m de torque sendo entregues, você pode imaginar porque ela já é considerada a melhor naked esportiva do momento.
As suspensões multiajustáveis são da grife WP, da própria KTM, enquanto os freios são da renomada Brembo e equipam o garfo dianteiro com pinças Stylema, as melhores da atualidade.
A KTM North America não falou sobre preço, mas imaginamos algo perto dos US$ 12.000, um preço alto, mas conveniente para uma máquina lapidada com a sigla “R”.
Para você ter uma ideia, a Hypernaked japonesa Yamaha MT-10, derivada da YZF-R1M com motor de quatro cilindros em linha de 1.000 cilindradas, cujo lançamento publicamos aqui no em nosso site, custa US$ 13.000. Mas mesmo custando caro, tenho certeza que vai haver fila de espera nos concessionários americanos da KTM, pois todo amante de esportividade quer ter a moto do momento nas mãos.