ZF mostra primeiro freio de estacionamento elétrico instalado na dianteira

Equipamento desenvolvido para carros compactos entra em produção na Coreia do Sul e na China

75

Front EBPFront EBP

A ZF apresentou o Front EBP, primeiro freio de estacionamento elétrico dianteiro. Segundo a fabricante, o sistema é ideal para veículos de pequeno porte porque substitui as alavancas ou pedais de acionamento por um botão. Outra vantagem é a redução de peso do sistema.

O início da produção em série do Front EBP ocorre na Coreia do Sul e na China. Além da função de estacionamento, o EPB também atua no sistema de auxílio de partida em rampas, impedindo que o carro desça naquele pequeno intervalo em que o motorista tira o pé do freio para pisar no acelerador.

“Com esse novo produto, a ZF leva os benefícios da tecnologia EPB para montadoras de carros menores e mais acessíveis, que normalmente utilizam freios a tambor no eixo traseiro”, afirma o vice-presidente sênior de engenharia de segurança ativa da ZF, Manfred Meyer.

Segundo a companhia, a utilização do EBP requer apenas pequenas modificações nas pinças de freio dianteiras e sua integração à eletrônica de bordo existente no automóvel.