BMW S 1000 RR 2020 chega nas lojas do Brasil

Em sua terceira geração, nova S 1000 RR 2020 chega às lojas do Brasil com preço sugerido de R$ 91.950,00 e completamente renovada.

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Nova BMW S 1000 RR 2020 é lançada no Brasil com preço sugerido de R$ 91.950,00 e muita tecnologia.

Em sua terceira geração a superesportiva da fabricante alemã foi completamente renovada, trazendo novo visual, menos peso total, mais potência e aprimoramentos que chegam até em seu quadro e suspensões.

Para que a produção da nova superbike fosse nacionalizada, facilitando o processo e barateando custos caso ela tivesse que ser importada, a BMW Motorrad investiu R$ 4,7 milhões em sua fábrica de Manaus (AM). Veja abaixo tudo que mudou na BMW S 1000 RR 2020.

 

Nova BMW S 1000 RR 2020, o que mudou?

Lançada pela primeira vez em 2009, a BMW S 1000 RR chega à nova geração completamente renovada, mais leve, potente e tecnológica, com componentes internos individualmente reprojetados e aprimoramentos aplicados ao quadro, conjunto da suspensão e aos sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem.

A BMW informa que o resultado dessas mudanças é surpreendente: a superesportiva está 11 quilos mais leve (197 kg), oferece 207 cavalos de potência (8 cv a mais) e tem uma condução mais dócil e precisa que o modelo anterior.

 

“Nós tivemos um retorno muito positivo na pré-venda da S 1000 RR e vamos manter o lançamento deste modelo mundialmente premiado e icônico entre as superesportivas”, celebra Julian Mallea, Diretor da BMW Motorrad.

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Design: BMW S 1000 RR 2020

É fato que desde o lançamento da primeira geração da BMW S 1000 RR, há 11 anos, o visual agressivo e sofisticado sempre fez a máquina ser cobiçada por muitos. O modelo trouxe o já conhecido estilo “padrão BMW”.

Nessa nova geração a fabricante fez questão de retrabalhar o design nos mínimos detalhes. A principal mudança visual está na dianteira. Onde antes existia um conjunto assimétrico, com faróis em formatos diferentes, agora existe faróis simétricos e muito mais modernos.

Com o lema “Nose down, tail up” (“Nariz para baixo e traseira para cima”, em tradução livre), além de proporções refinadas, a nova RR ostenta como destaques visuais as luzes de LED presentes nos faróis com linhas mais dinâmicas e agressivas, na lanterna traseira.

Além disso, as luzes de mudança de direção (pisca) e de freio estão integradas em uma única unidade de LED, o que completa um Full LED exclusivo para o modelo.

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Já algumas alterações que envolvem tanto o visual quanto a ciclística da nova BMW S 1000 RR estão no tanque de combustível.

Ele ficou mais estreito, resultando em melhora na área que acomoda os joelhos, privilegiando o fechamento ergonomicamente perfeito das pernas, além de uma posição ideal do assento.

O guidão ficou com uma angulação maior, que por sua vez, proporciona uma pilotagem mais confortável, reduzindo o cansaço típico das grandes esportivas e sua traseira foi completamente revisada, passando a exibir uma aparência mais leve e dinâmica.

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Motor: Nova S 1000 RR passa dos 200 cv

Quatro quilos mais leve, o novíssimo propulsor de quatro cilindros em linha da S 1000 RR 2020 é capaz de gerar a potência máxima de 207 cavalos a 13.500 rpm e tem torque de mais de 11 kgf.m onde mais de 10 kgf.m já estão disponíveis entre 5.500 e 14.500 giros do motor.

A fabricante informa que o grande segredo para essa evolução na performance nas médias e baixas faixas de rotação do motor é a nova tecnologia BMW ShiftCam de válvulas variáveis. Isso deixa a moto mais fácil de controlar e ideal para quem a usa no dia a dia.

Porém, para quem deseja obter desempenho extremo nas pistas a tecnologia também ajuda. O BMW ShiftCam permite uma aceleração mais uniforme em saídas de curva fechadas, prolongando a vida útil dos pneus e possibilitando que o piloto use melhor o chassi.

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Chassi: Nova construção ajudou na redução de peso

A BMW informa que o novo chassi da S 1000 RR 2020 contribuiu em quase 50% na redução total do peso da motocicleta, que agora pesa 197 kg (11 quilos mais leve que a anterior), tendo ainda sua rigidez aprimorada.

Os avanços também foram possíveis por meio da adoção de um novo braço oscilante, mais leve e capaz de aplicar a força de forma otimizada, melhorando as respostas durante as acelerações e proporcionando mais aderência.

Além disso, a fabricante alemã informa que o chassi foi concebido de forma a permitir ao piloto uma direção mais concentrada e mais precisa em distâncias mais longas de deslocamento. Ou seja, para viagens.

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Outra tecnologia de destaque da nova S 1000 RR é o novo layout do quadro (Flex-Frame), visivelmente mais leve e que também oferece mais liberdade de movimento devido ao melhor fechamento dos joelhos.

E a combinação do amortecedor da suspensão traseira Full Floater Pro e do braço oscilante resulta em uma estrutura ainda mais leve, precisa e fácil de controlar.

Resumindo: a nova RR eleva notavelmente o patamar dos recursos de suspensão, oferecendo ao mesmo tempo maior facilidade de pilotagem e precisão.

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Tecnologia: Modos de pilotagem para pista e uso cotidiano

A nova BMW S 1000 RR 2020 traz os modos de pilotagem Rain, Road, Dynamic e Race informando que essas são as opções para a pilotagem no “mundo da estrada”.

Já para aqueles que desejam explorar as possibilidades da superesportiva nas pistas, a opção Modo Pro oferece três modos adicionais de pilotagem (Race Pro de 1 a 3) que são altamente programáveis.

Isso permite um ajuste individual das mais diversas funções de gerenciamento dos sistemas, como controle dinâmico de tração DTC, ABS e deslizamento das rodas, bem como a curva do acelerador (ajuste de torque) e do freio motor para se adequar ao nível de habilidade e estilo do piloto.

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Outros recursos do Modo Pro são o Launch Control (Controle de Tração) para arrancadas perfeitas e o Limitador de Pit Lane configurável para aderência ideal às velocidades no pit lane.

Já as mudanças ultrarrápidas de marcha, ou seja, sem a necessidade de acionamento da embreagem, é ativada pelo HP Shift Assistant Pro, que vem como item de série no modelo.

Graças ao novo sensor de inclinação de seis eixos é possível configurar tanto a regulagem do ABS quanto as funções DTC. A regulagem do DTC é tão rápida e precisa, que permite transmitir exatamente a força necessária para empinar a roda dianteira em linha reta, sem que ela fuja ao controle.

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Painel: Ótima iluminação e muita informação

O painel de instrumentos do modelo também foi completamente atualizado para proporcionar, de forma ainda mais consistente, o seu uso em competições.

Além de uma ampla gama de informações, os engenheiros e desenvolvedores da BMW Motorrad dedicaram atenção especial para possibilitar que a tela TFT de 6,5 polegadas ofereça excelente visualização – mesmo em condições de pouca luminosidade.

O objetivo é oferecer ao motociclista telas personalizadas para diferentes utilizações e necessidades. A tela “Pure Ride” mostra todas as informações necessárias para o uso regular na estrada, enquanto as três telas “Core” são projetadas para uso nas pistas de corrida.

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Preço: BMW S 1000 RR 2020

A nova BMW S 1000 RR tem preço sugerido de R$ 91.950,00 e é oferecida em duas opções de cores: vermelha, já disponível nas concessionárias autorizadas da marca, e cinza, disponível a partir de abril.

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