AEA faz homenagem póstuma a Claudio Ishihara

86

A abertura do XII Simpósio de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, organizado pela Associação de Engenharia Automotiva – AEA, no dia 23 de outubro, em São Paulo, teve um momento de grande emoção, quando foi realizada uma homenagem póstuma a Claudio Ishihara, que ocupava o cargo de diretor do departamento de combustíveis derivados de petróleo – DDCP da secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, e também era membro do Conselho Diretor da AEA, desde 2012, até seu falecimento em agosto.

Sofia, filha de Claudio Ishihara, recebeu placa da diretora Simone Hashizume

Filha de Ishihara recebe placa

A homenagem foi prestada por meio de uma placa entregue pela diretora da AEA, Simone Hashizume, à filha de Claudio, Sofia Maia Ishihara, que fez um emocionado pronunciamento de agradecimento a todos, ressaltando a importância para ela, como filha, ver o legado deixado pelo pai, também em sua vida profissional.

Ministério de Minas e Energia também agradeceu

A nova Diretora do DDCP, Marisa Maia Barros, enviou de Brasília suas congratulações pela iniciativa, por meio de email dirigido à diretoria da AEA, como segue:

“Foi uma feliz surpresa e uma grande satisfação tomar conhecimento dessa iniciativa. E foi de uma sensibilidade imensurável convidar sua família para receber essa homenagem. Certa de que esse dia ficará marcado para sempre na vida de suas filhas, que tiveram a oportunidade de constatar a grandeza de seu pai como pessoa e profissional, através de seus próprios olhos. Esse é o seu legado”.

Em seu trabalho, Ishihara sempre procurou o diálogo com os agentes do mercado, para entender suas necessidades, e também orientá-los para o melhor cumprimento da legislação. Assim, participava ativamente de vários eventos e reuniões com as empresas, além de capitanear alguns projetos importantes para o país, levando-os ao conhecimento do público, como na palestra que fez no 8º Encontro Internacional com o Mercado da revista Lubes em Foco, em que explicou aos presentes os rumos do Programa Combustível Brasil.

Ishihara em palestra no 8º Encontro com o Mercado da revista Lubes em Foco

Um currículo de muito valor

Cláudio Akio Ishihara era mestre em Economia pela Universidade de Brasília, com especialização em Administração Industrial pela Universidade do Amazonas, especialização em Economia pela George Washington University, USA. Engenheiro mecânico graduado pela Universidade de Brasília trabalhou no extinto Departamento Nacional de Combustíveis – DNC, e também como Engenheiro de Processamento da refinaria de Manaus, como assessor de diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e como assessor do diretor Paulo Pedrosa na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Após seu agradecimento, Sofia Ishihara foi aplaudida de pé durante longo tempo pelos mais de 200 participantes do evento, em São Paulo.