9º Encontro Internacional com o Mercado – América do Sul

118

Encontro Internacional com o Mercado

O Rio de Janeiro recebeu a 9ª edição do Encontro Internacional com o Mercado – América do Sul, realizado pela Editora Onze, produtora da revista Lubes em Foco e do Portal Lubes.

Nos dias 11 e 12 de junho de 2019, os principais players do mercado brasileiro de lubrificantes se reuniram para mais um evento, que já se tornou referência internacional no segmento. Foram cerca de 311 participantes, que puderam assistir a 18 palestras de alto nível, dois painéis de debates com especialistas e também desenvolver sua rede de contatos em uma área de exposição com seis estandes de empresas nacionais e internacionais, além de todo o espaço oferecido pelo Windsor Flórida Hotel, no bairro do Flamengo.

O evento teve mais uma vez a colaboração da ICIS, que este ano veio representada pelo seu Consultor Sênior Mr. James Ray, que trouxe consigo informações relevantes sobre o atual panorama do mercado de óleos básicos, mostrando a relação entre demanda e capacidade, bem como as oportunidades e novos investimentos nessa área.

Perspectivas econômicas e as novas tecnologias

Como já é tradição no Encontro com o Mercado, o economista Guilherme Mercês fez a tão esperada palestra de abertura, analisando o momento econômico do país e suas perspectivas, trazendo também alguns pontos importantes da economia sul-americana.

A novidade deste ano veio em forma de painel, em análise das novas tecnologias que impactarão de forma definitiva o setor automotivo. São as chamadas disruptivas, com reflexos em todas as áreas do conhecimento, principalmente no setor energético e industrial.

Gustavo Zamboni, diretor da Editora Onze, mostrou o impacto da tecnologia 5G no mundo moderno e como tudo será diferente após sua implantação. Sergio Rebelo, da Kline, falou sobre o futuro elétrico e as mudanças no mercado de lubrificantes, enquanto Felipe Fanti, da Ford, representando a AEA, discorreu sobre a Indústria 4.0, desmistificando um tema muito atual.

Ainda dentro desse painel, o professor da Coppe-RJ e coordenador do laboratório CENERGIA, doutor Alexandre Szklo, fez um resumo do estudo de sua orientação que roda modelos matemáticos com cenários de longo prazo sobre energias alternativas e o futuro da matriz veicular brasileira no sistema energético global.

O mercado

O mercado brasileiro de lubrificantes teve um espaço especial destinado aos seus números, em que o editor da revista Lubes em Foco, Pedro Nelson Belmiro, mostrou um crescimento de 5,0% somente nos quatro primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2018. Também foram apresentadas análises e perspectivas do segmento para 2019.

A qualidade e a demanda global dos óleos básicos foram temas tratados por palestrantes internacionais, tendo a Neste, representada pelo gerente de Serviços Técnicos, Chris Castanien, apresentado um importante tema relacionado aos impactos técnico e comercial da qualidade dos básicos de grupo III, e James Ray, da ICIS, discorrido sobre o cenário global de demanda e suprimento dos óleos básicos lubrificantes.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também teve uma presença importante no 9º Encontro com o Mercado. A apresentação realizada pelo especialista em Regulação, Felipe Feitosa, explicando os novos regulamentos para a indústria de lubrificantes, trouxe também algumas informações sobre a revisão da Resolução 22, que trata de registros e níveis mínimos de desempenho. Além disso, a Superintendência de Fiscalização manteve, durante os dois dias de evento, uma mesa na área de estandes

Leia o restante do artigo na revista LUBES EM FOCO – edição 73, apresentada abaixo: