Eletra lança ônibus elétrico híbrido DualBus

Veículo pode rodar 25 km com tração elétrica; tem chassi Volksbus, carroceria Marcopolo, baterias Moura e motor elétrico Weg

235

ônibus elétrico híbrido DualBusÔnibus elétrico híbrido DualBus

Eletra lançou seu novo ônibus elétrico híbrido DualBus, com tração elétrica e motor a combustão que funciona como gerador para alimentar as baterias. O veículo foi apresentado na terça-feira, 24, na Arena ANTP – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, evento promovido no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O projeto com tecnologia e fornecedores nacionais foi desenvolvido com financiamento da Desenvolve SP, agência de fomento do Estado de São Paulo.

Segundo a Eletra, o DualBus foi projetado para o transporte público urbano de grandes cidades na América Latina, prevendo limites de emissões cada vez mais apertados – no município de São Paulo, por exemplo, a legislação estabelece que veículos de transporte público devem a reduzir emissões de CO2 em 50% nos próximos 10 anos e 100% em 20 anos. O ônibus híbrido pode rodar até 25 km somente modo 100% elétrico, sem emitir gases. O motor-gerador, a diesel ou biocombustível, pode ser desligado manualmente pelo motorista ou automaticamente quando o GPS detecta que o veículo entra em zona de maior restrição.

A Eletra reuniu vários fornecedores nacionais para desenvolver o DualBus. O ônibus de 15 metros de comprimento foi montado sobre chassi Volksbus 18.280 6×2 OT LE com carroceria Torino Low Entry da Marcopolo, para 101 passageiros, 40 sentados e 61 em pé. As baterias são fornecidas pela Moura, o motor elétrico pela Weg e diversos componentes pela Xalt.

A tração elétrica do DualBus é alimenta pelo banco de baterias e motor-gerador, que podem operar em modo conjunto ou independente. O motor é ligado para recarregar as baterias e o veículo também tem frenagem regenerativa para ajudar na recarga.