Volvo FH540 avança na liderança com ampla vantagem

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Caso fosse uma corrida e cada mês uma volta no circuito, o Volvo FH540 certamente estaria com a pista livre pela frente, sem nem mesmo enxergar ameaças pelo retrovisor. Seu desempenho ao fim dos sete primeiros meses do ano, com mais de 3,7 mil unidades vendidas, o coloca na liderança disparada no mercado de caminhões. O volume, único no patamar alcançado, representou 6,7% do total de emplacamentos do segmento até julho, de 55,8 mil veículos.

Para se ter uma ideia de dimensão da vantagem, o modelo da fabricante de Curitiba (PR) iniciou o segundo semestre carregando diferença de mais 1 mil unidades em relação ao Scania R450, o vice-líder do mercado com 2,7 mil modelos licenciados de janeiro a julho.

Com o topo do ranking, naturalmente o Volvo FH540 também se vê isolado na ponta do subsegmento de pesados, categoria até agora responsável por impulsionar a recuperação do mercado. Nela o modelo da marca sueca ficou com 13,2% de participação em 28,5 mil emplacamentos até julho, em alta de 66% na comparação com o mesmo período do passado, quando os pesados acumularam 17,2 mil unidades.

Depois dos pesados, os semipesados são os que mais acumulam licenciamentos, 13,1 mil caminhões, crescimento de 39,3% em relação ao volume registrado um ano antes, de 9,2 mil unidades. Na subcategoria, o Volkswagen Constellation 24.280 domina as vendas com pouco mais de 2 mil licenciamentos, o quer representou 15,5% de participação no acumulado do ano. Não chegou a colocar vantagem tão expressiva sobre o segundo colocado como faz o pesado FH540 em sua faixa de atuação, mas mostra superioridade considerável em relação ao Mercedes-Benz Atego 1719, com 1,3 mil unidades vendidas ou 10% de participação na classe acima de 15 toneladas.

Dentre os leves, o terceiro maior mercado de caminhões, com pouco mais de 6,3 mil unidades vendidas até julho, fatia de 11,2% das vendas totais, mas queda de 3,8% na comparação o acumulado de 2018, o VW Delivery 9.170 lidera o subsegmento com 1,7 mil modelos emplacados, 15,5% das vendas. O representante da VW, porém, começa a sentir ameaça do Mercedes-Benz Atego 1016, que termina o período com 1,5 mil emplacamentos ou 24,1% das vendas de leves.

Se a Mercedes-Benz incomoda nos leves, a VW compensa nos médios, o quarto mercado de caminhões com 4,6 unidades vendidas de janeiro a julho, crescimento de 44% em relação há um ano. Na faixa, o Delivery 11.180 tem domínio absoluto, com 55% das vendas na categoria pelas 2,5 mil unidades vendidas nos sete primeiros meses do ano. Na vice-liderança, o Ford Cargo 1119 ficou muito distante, acumulando 697 licenciamentos, fatia de 15,1%.

A situação dentre os leves é oposta ao que ocorre nos semileves, o quinto mercado com 5,7% de participação das vendas totais. Na categoria, o Mercedes-Benz Sprinter lidera com 1,2 mil emplacamentos ou 39,7% de participação nas vendas de 3,1 mil unidades.