XCeed 2020
Após criar expectativas com a divulgação de esboços e apenas uma completa da lateral, a Kia finalmente nesta semana a apresentação do crossover XCeed. Desenvolvido com base na plataforma do hatchback Ceed, o modelo estreia com a missão de fazer a ponte entre o pequeno Stonic e o médio Sportage, sendo mais um opção descolada da marca sul-coreana na Europa (por enquanto, único mercado a ser explorado). A ideia é rivalizar diretamente com Volkswagen T-Roc e Ford Puma (este mostrado também nesta semana), buscando clientes que querem entrar na moda SUV sem perder características de hatchbacks médios.
No visual, o XCeed chama atenção pela inegável semelhança com o Ceed, porém em uma embalagem ligeiramente maior. Ao todo, ele é 85 milímetros mais longo (total de 4,39 metros), 43 mm mais alto (1,49 m) mm) e 26 mm mais largo (1,82 m). Oferece ainda 31 litros extras de espaço para bagagens no porta-malas, totalizado 426 litros em posição convencional e 1.378 litros com os bancos traseiros rebatidos. Para maior comodidade, há tampa com acionamento elétrico e assoalho ajustável. No interior, o parentesco com o Ceed se faz novamente presente, mas com toques de personalidade como revestimentos na cor da carroceira e quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas.
Sob o capô, a Kia destaca a oferta apenas de motores turbinados. No caso dos movidos a gasolina, a lista começa com um 1.0 de 122 cv e 17,5 kgfm de torque, segue com um 1.4 de 142 cv e 24,6 kgfm e finaliza com um 1.6 de 207 cv e 27 kgfm. Já o diesel é um 1.6 de 117 cv e 28,5 kgfm de força ou 138 cv e 32,6 kgfm. O câmbio, dependendo do caso, pode ser manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem e 7 posições. A tração é sempre dianteira. Na Europa, as vendas serão iniciadas no terceiro trimestre. No Brasil, a expectativa é que a Kia aposte no lançamento do Seltos, de porte semelhante ao do XCeed, porém com perfil mais voltado para mercados emergentes.
Fotos: Kia