Perspectiva de lubrificantes para veículos de duas rodas segue positiva na Índia

399

 

veículos de duas rodas
Um rua movimentada em Jaipur Rajastham com engarrafamento de motos.

A demanda da Índia por lubrificantes para veículos de duas rodas deve continuar forte nos próximos anos, mesmo com modelos elétricos começando a penetrar no mercado, disse um representante do fabricante de motocicletas em recente conferência do setor, graças ao enorme número de unidades existentes movidas por Motor de Combustão Interna (MCI).

Veículos de duas rodas com motores a combustão dominarão mercado até 2030

Espera-se que os veículos de duas rodas de MCI continuem a dominar o mercado na Índia até 2030 e além, enquanto os modelos elétricos só terão impacto marginal no segmento até 2025. Assim, as perspectivas são positivas para os lubrificantes desses veículos nos próximos seis anos, disse Sandur. Ajith Kumar, consultor da divisão de pesquisa e desenvolvimento da TVS Motor Co., o terceiro maior fabricante indiano de veículos de duas rodas.

“É uma boa notícia torcer para todos na indústria de lubrificantes, porque eles ainda têm que fornecer óleos para este mercado”, disse ele na ICIS Indian Base Oil & Lubricants Conference, no mês passado.

O número de motocicletas, ciclomotores e motonetas – que juntas respondem por quase 80% da população de veículos da Índia – deverá atingir cerca de 220 milhões de unidades em 2020, acima dos 140 milhões de unidades em 2015, disse Kumar. O número pode crescer ainda mais para cerca de 300 milhões de unidades até 2025, acrescentou. As motocicletas respondem pela maior parcela do segmento de duas rodas, seguidas por scooters e ciclomotores.

As vendas de veículos de duas rodas na Índia, o maior mercado do mundo, aumentaram crescimento de 12,8%, em relação ao ano anterior, para 21,6 milhões de unidades em 2018, de acordo com a Society of Indian Automobile Manufacturers. No segmento de veículos de duas rodas, as vendas de motocicletas cresceram 15,6%, enquanto as vendas de scooters e ciclomotores aumentaram 8,8% e 4,6%, respectivamente.

Kumar previu que as vendas de veículos de duas rodas na Índia crescerão a uma taxa anual composta de 11,9%, para mais de 50 milhões de unidades até 2026.

Aproximadamente três quartos dos veículos de duas rodas na Índia são usados ​​para transporte, enquanto outros são usados ​​para atividades comerciais e recreativas. Os propósitos comerciais incluem a entrega de alimentos e outros itens, e serviços de correio e courier, enquanto a atividade recreativa inclui esportes de motocicleta, expedições, cruzeiros, ralis e eventos de corrida.

Scooters ganham popularidade 

As scooters estão ganhando popularidade entre as mulheres e as famílias, disse Kumar, porque são leves e fáceis de manter, acessíveis e conseguem um melhor consumo por causa de seus pequenos motores. “É uma boa opção para as condições de condução urbana”, afirmou.

Kumar acredita que as scooters farão a transição para motores elétricos mais rápido do que as motocicletas, porque as scooters são usadas principalmente para viagens curtas e a recarga das baterias será fácil e econômica. Ele previu que um crescimento significativo em scooters elétricos ocorrerá até 2025, mas acrescentou que eles não ultrapassarão os modelos com MCI.

Os lubrificantes para motores usados ​​em veículos de duas rodas na Ásia e no Sudeste da Ásia estão mudando dos produtos SAE 20W-40 para o SAE 10W-30 e o SAE 10W-40, graças às recomendações dos OEMs.

Kumar disse que as recomendações do intervalo de troca para motocicletas atualmente variam de 3.000 a 6.000 km. Os OEMs gostariam de esticá-los para 9 mil quilômetros, mas têm dificuldades em fazê-lo devido à frequência de ciclos de parada e partida nas estradas congestionadas da Índia.

Ele disse que as motocicletas de quatro tempos têm necessidades de lubrificação diferentes das dos carros porque suas estruturas de motor são diferentes e funcionam sob condições mais severas. “Há muitos requisitos divergentes e contraditórios para o óleo de motocicletas e, portanto, uma abordagem de formulação balanceada é essencial para atender a todos os requisitos de desempenho”, disse Kumar.

Óleos lubrificantes diferentes para scooters

Os óleos para motocicletas devem atender às especificações API SL e JASO MA2, afirmou. Kumar observou que as tendências atuais na formulação de óleos para motocicletas mostram uma mudança em direção a óleos semissintéticos e totalmente sintéticos que atendem a requisitos de desempenho mais elevados. Isso significa um aumento no uso de óleos básicos API Grupo II e Grupo III em vez de óleos do Grupo I, disse ele.

Para scooters, Kumar disse que os óleos para motos foram usados ​​até recentemente, mas agora os óleos exclusivos para scooters se tornaram populares entre os OEMs e empresas de marketing de óleo. “O JASO MB SAE 10W-30 teve um aumento, indicando o foco do mercado em óleo de scooter dedicado”, disse ele.

Kumar advertiu que o uso de óleo de scooter em uma motocicleta danificaria o motor, e a confiabilidade e a durabilidade seriam reduzidas em mais de 50%.

Quando a Índia pular de Bharat Stage IV para BS VI, no próximo ano, os fabricantes de motocicletas precisarão trocar o carburador pelos projetos de injeção, disse Kumar, e isso exigirá níveis mais altos de limpeza do pistão, bem como melhor estabilidade à oxidação e térmica na formulação. Os formuladores também precisarão reduzir os níveis de fósforo, enxofre e cinza sulfatada, assim como as formulações de óleo para automóveis de passageiros.

“A nova tecnologia aprimorada de desempenho de óleo será essencial para fornecer os óleos certos para as aplicações de motocicletas da próxima geração”, disse Kumar.