Polo global de powertrain
A FCA confirmou a ampliação de instalações em Betim (MG) para fazer motores turbo na unidade e transformar a fábrica em um polo global de powertrain, que para isso recebe investimento de R$ 500 milhões, adicionais aos R$ 8 bilhões anunciados em julho do ano passado. O projeto prevê a contratação de 1,2 mil empregados, 300 diretos e 900 nos fornecedores, que também participam dos aportes. A fábrica venceu uma competição global para fazer os novos propulsores e será transformada em um polo exportador: 400 mil unidades feitas na planta mineira já estão encomendadas e serão embarcadas até 2022 para operações do grupo na Europa.
“O objetivo é transformar Betim em um polo global de powertrain. Esta fábrica tem todas as condições e habilidades necessárias para isso, mas nossos investimentos no País (total de R$ 16 bilhões até 2024) vão muito além de motores, comtemplam também o lançamento de 25 veículos (15 Fiat e 10 Jeep), o que comprova a importância desta operação para nós”, afirmou Mike Manley, CEO global da FCA. |
Polo Automotivo Fiat de Betim
O novo aporte eleva para R$ 8,5 bilhões o investimento total previsto para o Polo Automotivo Fiat de Betim, o maior já realizado na unidade desde a inauguração há 43 anos. Os recursos se somam aos R$ 7,5 bilhões ao Polo Jeep de Goiana (PE), totalizando os R$ 16 bilhões mencionados por Manley. O prazo do programa foi ampliado em mais um ano, de 2018 até 2024. O plano contempla também o desenvolvimento de 15 novos Fiat (entre versões e novos modelos), incluindo dois ou três SUVs que devem ser produzidos na unidade a partir de 2020.
Início da produção dos novos motores turbo
No último trimestre de 2020 está previsto o início da produção dos novos motores turbo GSE (de Global Small Engine) T3 e T4 flex, bicombustível etanol-gasolina, ambos baseados nos propulsores Firefly aspirados 1.0 três-cilindros e 1.3 de quatro que já são fabricados desde 2016 na planta mineira. Os dois motores turbinados deverão equipar diversos modelos Fiat e Jeep, tanto na América Latina quanto na Europa. A nova linha tem capacidade inicial de 100 mil unidades/ano, mas já nasce pronta para receber ampliações.
Maior polo produtor de motores e transmissões
Segundo a FCA, o investimento transforma Betim no maior polo produtor de motores e transmissões da América Latina, com capacidade para fazer 1,3 milhão de unidades por ano. Serão ao todo quatro linhas de motores: os antigos Fire 1.0 e 1.4 ainda em produção, os atuais Firefly 1.0 e 1.3, os novos Firefly Trubo 1.0 e 1.3 e os E.torQ 1.6 e 1.8 ainda produzidos em Campo Largo (PR), na fábrica comprada da DaimlerChrysler em 2008.
“Conseguimos aprovar esse novo investimento para a planta de Betim porque temos apresentado resultados consistentes na região”, afirmou Antonio Filosa, presidente da FCA Latam. |
Novas tecnologias no horizonte
Segundo Manley, como Betim será um polo global de produção de powertrain da FCA, está previsto no futuro a incorporação aos produtos de novas tecnologias de propulsão, “incluindo hibridização elétrica e uso de diversos combustíveis”, revela. “Entendemos que híbrido não é só eletrificação, mas o uso de mais de um combustível pelo mesmo veículo, como etanol e gasolina ou gás, o que também traz vantagens ambientais de redução de emissões quando fazemos a medição do ciclo completo do poço à roda”, explica o executivo.
Um dos desenvolvimentos em andamento é o E4, um motor turbinado movido só a etanol, com patente registrada no Brasil. O objetivo é aumentar a eficiência da propulsão a etanol, baixando para menos dos atuais 30% a diferença de consumo a favor da gasolina.