A Ford planeja cinco lançamentos de modelos globais na América do Sul só em 2019. Pelo menos é que está nos planos da montadora apresentados ao comitê de investidores na última semana, quando a empresa também divulgou seu balanço financeiro do primeiro trimestre.
Dos seis veículos previstos para serem lançados neste ano em todo o mundo, cinco deles também devem ter o mercado sul-americano como destino, embora isso não signifique que todos também deverão ser vendidos no Brasil.
Novidades da Ford no salão do automóvel
A primeira aposta da Ford para o ano é o novo Edge: apresentado ao público durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o utilitário teve sua pré-venda iniciada em novembro passado, mas as entregas só começariam em fevereiro deste ano.
Outra novidade é a picape Ranger, embora o relatório não deixe claro se se trata ou não da versão Storm, também exibida durante o salão em São Paulo e cujo lançamento já foi confirmado para o fim deste ano pelo presidente da Ford para a América do Sul, Lyle Watters. No relatório, que traça uma linha do tempo ao longo de 2019, a empresa posiciona o lançamento da picape para algo como fim do primeiro trimestre de 2019. É fato que já se trata de um atraso, o que pode estar relacionado com a situação econômica da Argentina, onde a Ford produz a Ranger para o mercado sul-americano.
Para metade de 2019, a empresa prevê o novo Explorer nas principais regiões: América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico, exceto China. Na Europa, o modelo de sete lugares será vendido pela primeira vez e já na versão inédita híbrida. Em seu plano, não há clareza se esta será a mesma versão que virá o mercado da América do Sul ou mesmo para o Brasil.
Versão elétrica só em 2021
Mais para o fim do ano, a Ford lançará uma nova versão da van e furgão Transit 2T (duas toneladas) em todas as regiões. Provavelmente se trata da versão híbrida com motor diesel 2.0 e propulsor elétrico Mild Hybrid de 48 V. Outra variante é a suaversão 100% elétrica, já confirmada para a Europa, mas esta só chega em 2021.
No fim da lista de lançamentos, a Ford também reserva o novo utilitário esportivo Escape, SUV do Focus e conhecido como Kuga na Europa. Este deve aparecer para os latinos mais para o fim do ano ou início de 2020. O modelo também é esperado em todas as regiões, inclusive na China.
Outras novidades estão previstas para demais mercados que não a América do Sul, como o Territory, que chegou a ser exibido no Salão de São Paulo, mas que segundo a Ford, chega apenas no mercado chinês em meados de 2019.