Toyota e NVIDIA
SAN JOSE, Califórnia — GPU Technology Conference — Toyota e NVIDIA — O Toyota Research Institute – Advanced Development (TRI-AD) e a NVIDIA anunciaram hoje uma nova colaboração para desenvolver, treinar e validar veículos autônomos.
A parceria baseia-se no relacionamento contínuo com a Toyota para utilização do computador de veículos autônomos NVIDIA DRIVE AGX Xavier™ e no desenvolvimento colaborativo entre as equipes da NVIDIA, do TRI-AD no Japão e no Toyota Research Institute (TRI) nos Estados Unidos. A ampla parceria inclui avanços em:
- Infraestrutura de computação de AI usando GPU NVIDIA
- Simulação usando a plataforma NVIDIA DRIVE Constellation™
- Computadores de bordo de veículos autônomos baseados no DRIVE AGX Xavier ou no DRIVE AGX Pegasus™
O acordo
O acordo inclui o desenvolvimento de uma arquitetura que pode ser dimensionada em vários modelos e tipos de veículos, acelerando o cronograma de desenvolvimento e produção e simulando o equivalente a bilhões de quilômetros de condução em cenários desafiadores.
“Nossa visão é possibilitar veículos autônomos que alcancem o objetivo final de reduzir as fatalidades a zero, permitindo um transporte mais tranquilo e proporcionando mobilidade para todos”, afirmou Dr. James Kuffner, CEO do TRI-AD. “Nossa colaboração tecnológica com a NVIDIA é importante para concretizar essa visão. Acreditamos que as ferramentas de simulação em grande escala para validação e teste de software são fundamentais para sistemas de condução automatizada.”
NVIDIA
O fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, acrescentou: “Os veículos autônomos para uso diário e aplicações comerciais em diversos setores logo serão comuns. Tudo que se move será autônomo. Produzir todos esses veículos em escala exigirá uma colaboração conectada para todos os elementos do sistema. Nosso relacionamento com o TRI-AD e o TRI é um modelo para essa colaboração.”
Tecnologia de AI
A tecnologia de AI, e especificamente o deep learning, tornou-se uma ferramenta vital para a produção de veículos automatizados da próxima geração, principalmente devido à necessidade de reconhecer e lidar com o número quase infinito de cenários encontrados na estrada.
A simulação mostrou-se uma ferramenta valiosa para teste e validação de hardware e software de veículos autônomos antes de colocá-los na estrada. Como parte da colaboração, o TRI-AD e o TRI estão utilizando a plataforma NVIDIA DRIVE Constellation para componentes de seu fluxo de trabalho de simulação.
DRIVE Constellation
O DRIVE Constellation é uma solução de data center, composta por dois servidores lado a lado. O primeiro servidor, o Constellation Simulator, usa GPU NVIDIA com o software DRIVE Sim™ para gerar a saída do sensor de um carro virtual em um mundo virtual realista. O segundo servidor, o Constellation Vehicle, contém o computador de bordo DRIVE AGX, que processa os dados simulados do sensor. As decisões de condução do Constellation Vehicle são enviadas de volta ao Constellation Simulator, com o objetivo de realizar testes de hardware no loop com precisão de tempo e de bit.
Essa cadeia de ferramentas de simulação de ponta a ponta ajudará a Toyota, o TRI-AD e o TRI a levar veículos automatizados ao mercado.