Renault EZ-Pro imagina como serão entregas autônomas do futuro

Conceito Renault EZ-Pro imagina como serão entregas autônomas do futuro. Veículo foi criado para combinar com o cenário urbano.

106
Conceito Renault EZ-Pro imagina como serão entregas autônomas do futuro
Conceito Renault EZ-Pro imagina como serão entregas autônomas do futuro

Renault EZ-Pro e entregas autônomas

A Renault considera o futuro da entrega de pacotes com o conceito EZ-Pro, um modelo elétrico e autônomo. A empresa brinca com a ideia de um comboio destes veículos viajando de forma autônoma para fazer entregas pela cidade. Ele foi desenhado propositalmente para não chamar a atenção, se misturando com o cenário urbano de forma que as pessoas nem percebam que ele está circulando por aí. É basicamente uma cápsula simples e retangular, com pontas arredondadas.

A Renault imagina dois tipos destes veículos. O primeiro iria guiar o comboio, com uma pessoa a bordo para fazer as entregas de itens importantes ou frágeis direto ao cliente. Este ocupante também poderia assumir o controle do veículo por um joystick, caso seja necessário. Já os demais seriam cheios de armários para guardar os pacotes e os destinatários iriam desbloqueá-los pelo smartphone.

A fabricante acredita que uma das vantagens de utilizar uma cápsula autônoma para entrega de pacotes é que o destinatário poderia escolher exatamente quando e onde a entrega seria feita. Se estiver esperando por uma entrega importante, mas não puder ficar em casa aguardando, o cliente poderia requisitar que ele seja entregue no seu trabalho ou mais tarde, quando estivesse em casa. E ainda poderia rastrear a localização de seus itens em tempo real.

Pela estimativa da Renault, uma frota de EZ-Pros na rua iria reduzir os congestionamentos. Sua tecnologia autônoma iria conectar com a infraestrutura da cidade, sabendo quais semáforos estão abertos ou fechados, ajustando a velocidade de forma a melhorar o fluxo do tráfego.

O EZ-Pro é só um conceito e a Renault não disse se pretende produzir o modelo em algum momento. O veículo é uma evolução natural de outro conceito, o EZ-Go, criado como um carro elétrico autônomo para serviços de compartilhamento de veículos.