Honda e Panasonic se unem para testes de mobilidade elétrica

217

A Honda e a Panasonic anunciaram nessa semana a criação de uma joint venture para conduzir uma pesquisa experimental na Indonésia sobre o uso compartilhado de baterias, utilizando o Honda Mobile Power Pack, pacote de energia portátil com baterias destacáveis; e a sua utilização em produtos de mobilidade elétrica, incluindo motocicletas elétricas alimentadas por este sistema.

Honda e Panasonic se unem para testes de mobilidade elétrica
Honda e Panasonic se unem para testes de mobilidade elétrica

A pesquisa, que terá início em dezembro deste ano, consiste na instalação de estações de abastecimento em diversos locais, que irão carregar múltiplas unidades do Mobile Power Pack simultaneamente, a fim de fornecê-las totalmente carregadas para os usuários a qualquer momento.

Desta forma, donos de veículos elétricos que estiverem com a bateria fraca no meio de um deslocamento poderão parar na estação de abastecimento mais próxima e trocar o seu Mobile Power Pack por um completamente carregado, retomando a viagem.

Honda Mobile Power Pack

O Honda Mobile Power Pack é utilizado no novo PCX elétrico, que foi mostrado no Salão de Tóquio do ano passado. A iniciativa, portanto, dá pistas de que a Indonésia deverá receber ainda neste ano, a versão totalmente elétrica do popular scooter da marca japonesa.

O país asiático foi escolhido para o experimento, pois enfrenta sérios problemas de poluição do ar devido ao aumento da frota de veículos. O governo indonésio anunciou políticas para estimular e difundir o uso de veículos não poluentes, no caso, elétricos.

Como a Indonésia é o terceiro maior mercado de motocicletas do mundo, os veículos de duas rodas têm sua parcela de culpa na contaminação do ar. A pesquisa inicialmente será conduzida em três locais: na cidade de Bandung, na província de Java Ocidental; cidade de Denpasar, em Bali; e no subdistrito de Kuta, também em Bali, na Indonésia.

Fotos: Divulgação