Nova Honda CB1000R com estilo retrô é registrada no Brasil. Apresentada no Salão de Milão do ano passado, ela mudou radicalmente de estilo.
Honda CB1000R
A Honda surpreendeu o mundo das duas rodas ao apresentar a nova geração da naked CB1000R com estilo totalmente diferente, aderindo à moda das motos retrô. O modelo foi destaque do Salão de Milão no ano passado e agora volta a ser notícia porque a marca acaba de fazer seu registro no Brasil, como mostram as imagens do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
A nova CB1000R é a materialização do conceito Neo Sport Café, chamando atenção pelo farol de LEDs em formato circular que faz oposição ao tanque com linhas angulosas e desenho para acomodação das pernas do piloto. Para ajudar no conforto, o guidão foi elevado em 1,3 cm e as pedaleiras não ficam muito recuadas. O painel manteve o visor totalmente digital, mas com novo display. Já o banco em dois níveis pode vir com uma cobertura removível que deixa a moto como monoposto.
O motor de 4 cilindros e 999 cc refrigerado a líquido ganhou 20 cv, chegando a 145 cv a 10.500 rpm, e mais 0,5 kgfm de torque, totalizando 10,4 kgfm a 8.250 rpm. Para entregar mais força em giros médios, o escape 4×1 teve o fluxo modificado e recebeu uma ponteira “bocuda”. O desempenho também foi beneficiado por conta da redução de 12 kg no peso da moto, sendo 2,5 kg no novo chassi.
Como tem se tornado comum nas motos modernas, há três modos de pilotagem: chuva (com potência reduzida e controle de tração mais alerta), Standard e Sport (potência máxima e menos intervenção da eletrônica). As suspensões são de bengalas invertidas na dianteira e monoamortecida na traseira, com rodas aro 17″ vestindo pneus 120/70 na frente e 180/55 atrás. Por fim, os freios a disco possuem ABS e CBS, para equilibrar as forças de frenagem na dianteira e traseira.
Registro no INPI
Atualmente, o portfólio de nakeds da Honda do Brasil é composto pelas CB Twister, CB 500F e CB 650F, faltando a CB1000R para completar a família, como acontecia com a geração anterior – que tinha o design parecido com o da Hornet 600. O registro no INPI pode significar que essa espera está para acabar…