Quanto custa para trocar a bateria de um veículo híbrido? Este é o componente individual mais caro do carro e pode ter até garantia própria.

Quanto custa a bateria de um veículo híbrido?
No caso de algumas marcas, a reposição do acumulador custa por volta de R$ 10.500, incluindo a mão de obra. O valor absoluto pode impressionar, mas representa menos de 8,3% do preço do modelo (R$ 126.600).
No Prius, por exemplo, a garantia é de três anos, mas seu sistema híbrido (que inclui, além da bateria, o controlador do conjunto e o motor elétrico) conta com proteção de fábrica de oito anos, sem limite de quilometragem.

A troca da bateria, que tem tensão de 650 V na última geração do Prius, por exemplo, deve ser feita por oficinas especializadas e requer treinamento específico para lidar com a alta-tensão e evitar choques elétricos.
Isso porque, no Brasil, qualquer trabalhador que precisar lidar com alta tensão precisa seguir uma série de procedimentos e regras, muitas delas atreladas à chamada NR10.
No caso de veículos híbridos e elétricos, isso significa, por exemplo, manter o veículo isolado de qualquer outro funcionário não treinado e o uso de EPI (equipamento de proteção individual) específico para trabalho com alta tensão e até proteção contra fogo.
Nos Estados Unidos, onde o segmento de híbridos começou mais cedo e é amplo, já existe o comércio de baterias e até células (componentes internos da bateria) novas e remanufaturadas.