Italmatch adquire negócio de metalworking da Afton Chemical

470

A Italmatch Chemicals Group está adquirindo o negócio de fluidos para usinagem da Afton Chemical, fortalecendo a posição da empresa italiana no mercado de lubrificantes industriais. O acordo deve ser fechado até 30 de maio e os termos financeiros do acordo não foram divulgados. A Afton adquiriu seu negócio de metalworking em 2010, depois de comprar a Polartech e suas instalações, incluindo uma fábrica de 25.000 metros quadrados para fabricação de fluidos e aditivos em Suzhou, China.

O negócio abrange todos os negócios e ativos relacionados a fluidos para usinagem de metais da empresa de Richmond, Virgínia. Isso inclui fábricas com operações em Bedford Park, Illinois, e Manchester, Reino Unido; os sites de pesquisa e desenvolvimento da empresa na Índia e na China; e armazenagem em Hyderabad e em toda a China, de acordo com o comunicado de imprensa. As fábricas na Índia e na China, no entanto, serão mantidas pela Afton para garantir a segurança do abastecimento.

“Esta transação fortalece ainda mais a posição da Italmatch Chemicals Group no negócio de lubrificantes industriais e fluidos para usinagem, integrando a atual linha de produção com uma série de aditivos para processamento de metais de alto desempenho, graças à aplicação de tecnologia avançada”, disse Silvia Lingiardi, CFO e diretor de Recursos Humanos da Italmatch, em uma entrevista.

Italmatch não pretende demitir

A Italmatch ainda não decidiu se haverá alguma mudança na marca de fluidos para usinagem da Afton, mas enfatizou que os clientes terão acesso a uma ampla gama de lubrificantes industriais por meio desse negócio. “O processo de integração será principalmente baseado na continuidade do emprego”, acrescentou Lingiardi.

As empresas se recusaram a comentar sobre como a aquisição surgiu. Um especialista do setor especula que o movimento pode ser uma tentativa de alcançar uma empresa mais lucrativa, caso os proprietários da Italmatch decidam vender.

“Os proprietários da Italmatch estão pensando em colocar o negócio à venda, então presumo que a aquisição da Afton seja uma tentativa de alcançar uma escala maior e talvez maior lucratividade”, afirma R. David Whitby, executivo-chefe da consultoria britânica Pathmaster Marketing Ltd. “A venda também permite que a Afton se concentre em suas principais unidades de aditivos para lubrificantes automotivos e industriais”, acrescentou ele.

Whitby acredita que, quando a Afton adquiriu seu negócio de fluidos para usinagem de metal da Polartech, não se encaixou bem com a empresa, o que tornou essa venda uma decisão até certo ponto esperada. “A parte de fluidos para usinagem de metais do negócio de lubrificantes é fundamentalmente diferente de outros segmentos dos negócios de lubrificantes automotivos e industriais”, disse Whitby.

Ele afirma que a unidade de fluido de usinagem da Afton combina melhor com a Italmatch, porque a empresa já é uma fornecedora de fluido de usinagem estabelecida e outro fornecedor de aditivos para lubrificantes.

“Este acordo segue estrategicamente a recente aquisição da Elco Corp. nos EUA, ainda no negócio de lubrificantes industriais, permitindo um importante desenvolvimento de nossa atual linha de produção, por meio da introdução de novas e avançadas tecnologias dedicadas principalmente a fluidos de usinagem à base de água, permitindo contar com novas instalações nos Estados Unidos, na Europa e na Índia”, afirmou Sergio Iorio, CEO da Italmatch, no comunicado à imprensa.

Uma empresa com várias aquisições

Esta é a segunda aquisição da Italmatch este ano, e sua quinta aquisição desde 2017. No início do mês passado, a empresa adquiriu a Jiayou Chemical, empresa chinesa, da Ecolab Inc., acrescentando uma planta especializada em fosfonatos ao seu portfólio.

Em dezembro, a Italmatch adquiriu a Elco, uma empresa sediada em Cleveland, Ohio, que se dedica à produção de aditivos para lubrificantes de alto desempenho para aplicações industriais e ácido clorídrico. A Elco agora atua como uma subsidiária americana da Italmatch.

Utilizando sua subsidiária no Brasil, a Italmatch do Brasil Partipações, a empresa adquiriu a distribuidora brasileira Sudamfos do Brasil em outubro de 2017. A distribuidora especializada em fosfonatos, fosfatos e outros produtos químicos especializados.

Finalmente, em um esforço para expandir sua gama de produção para os mercados industriais de tratamento de água e processos, a Italmatch adquiriu a Magpie Polymers em julho do ano passado. A startup francesa desenvolveu e patenteou filtração seletiva para recuperar metais preciosos.

A Italmatch é uma empresa global de especialidades químicas focada na produção e comercialização de lubrificantes industriais, aditivos de desempenho para tratamento de água e processo, petróleo e gás e plásticos.  A Afton Chemical é uma empresa global de aditivos para lubrificantes e combustíveis.