Ofensiva do Grupo PSA
O primeiro ano da ofensiva do Grupo PSA no segmento de veículos utilitários leves (VUL) surtiu bons efeitos na América Latina, onde a empresa bateu recorde de vendas, com 44 mil unidades emplacadas em 2017, representando crescimento de 13% sobre o volume apurado no ano anterior. O resultado é atribuído em sua maior parte aos lançamentos dos modelos Citroën Jumpy e Peugeot Expert, ambos montados no Uruguai em parceria com a Nordex: os veículos foram apresentados aos mercados de Brasil e Argentina no segundo semestre.
Além destes, o mercado argentino já recebeu os novos Citroën Jumper e Peugeot Boxer, fabricados na Europa, além do bom desempenho do Peugeot Partner, que no Brasil teve seus volumes triplicados na comparação anual.
Segmento de veículos utilitários leves
Para o vice-presidente de VUL do Grupo PSA na América Latina, Frédéric Chapuis, além dos novos produtos, o resultado também foi alcançado pelo trabalho focado das redes de concessionárias Peugeot e Citroën.
“Ter excelentes produtos não é suficiente, temos que ter, igualmente, marcas fortes e que compreendam as necessidades dos nossos clientes, aliadas a redes de concessionários altamente capacitadas e focadas”, afirma Chapuis. |
Números ainda melhores em 2018
Com o resultado, a companhia aposta em números ainda melhores em 2018 para o mercado de utilitários leves na região: “Buscaremos um crescimento de mais de 20% em relação a 2017. Para isso, teremos diversos lançamentos importantes de produtos, até oferecermos para nossos clientes uma gama completa de utilitários – pequenos, médios e grandes – em todos nossos mercados da região”, diz Chapuis, complementando que a estratégia se cumprirá ainda com a expansão das redes de distribuição e de pontos de vendas especializados em clientes profissionais e frotistas.
“Líderes do segmento VUL na Europa, desenvolvemos uma estratégia para trilharmos o mesmo caminho na América Latina”, finaliza.
Recorde de vendas globais para o segmento em 2017
Além da América Latina, o grupo também alcançou recorde de vendas globais para o segmento em 2017, ao contabilizar mais de 476 mil unidades entregues em todo o mundo, volume que é 15% maior que o verificado no ano anterior. Segundo a empresa, ao considerar as derivações dos veículos de passeio, como Peugeot Traveller e Citroën Space Tourer, por exemplo, o volume sobe para 658 mil.